Scania instala painéis solares em semirreboques para poupar combustível

A Scania vai instalar painéis solares em semirreboques para produzir energia para alimentar um camião híbrido plug-in e poupar combustível.

A Scania vai instalar painéis solares em semirreboques para produzir energia elétrica para alimentar um camião híbrido plug-in e poupar combustível. Em função das latitudes, o potencial de redução situa-se entre os 5% e os 20%.

A Scania está a desenvolver um projeto de investigação com a utilização de painéis solares num semirreboque que se destinam a produzir energia elétrica para um camião híbrido plug-in.

Os testes iniciais da marca sueca apontam para uma redução potencial do consumo de combustível entre a cinco a dez por cento na Suécia. Em países do sul da Europa, como Espanha ou Portugal, é possível duplicar essa percentagem, já que têm mais horas de sol por ano.

O projeto-piloto está a ser desenvolvido em colaboração com o transportador sueco Ernst Express, que irá utilizar um conjunto articulado nas suas operações diárias. Esta empresa já colaborou com a Scania nos testes da primeira autoestrada elétrica do mundo com linhas catenárias suspensas.

A Ernst Express irá operar um semirreboque com 18 metros de comprimento, que terá painéis solares instalados nas partes laterais e no tecto, numa área total de 140 metros quadrados.

O projeto de investigação irá também analisar se o semirreboque consegue fornecer eletricidade à rede quando as baterias estiverem totalmente carregadas ou quando o camião está estacionado, por exemplo, aos fins-de-semana.

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"Os painéis solares já foram previamente utilizados em barcos e caravanas, mas apenas para alimentar equipamentos auxiliares, tais como como frigoríficos e fogões, nunca para a cadeia cinemática propriamente dita", sublinha Erik Falkgrim, Responsável de Tecnologia do Departamento de Design de Veículo na Scania R&D.

Potencial de poupança pode chegar a 20%

Anteriormente foi efetuado um estudo que envolveu a simulação de diferentes operações no centro da Suécia e as conclusões do mesmo apontam para um potencial de poupança de combustível entre cinco a dez por cento.

Na Suécia, existe luz solar suficiente desde a primavera ao outono para produzir energia, embora o sol seja fraco, exceto durante o verão, altura em que existem mais horas de luz solar.

Durante o resto do ano, não existe sol suficiente na Suécia. Em contraste, o sul de Espanha tem mais 80 por cento de horas de luz solar, onde se poderia alcançar até 20% de poupança de combustível.

O projeto tem financiamento público da agência Sueca para a inovação, a Vinnova, e além da Scania e da Ernst Express também envolve a Midsummer, uma empresa que fabrica painéis solares, a Universidade Uppsala, que realiza a investigação avançada em célula solares mais eficientes, e a empresa de energia Dalakraft.