A Scania renovou a gama de motores V8 e introduziu uma nova caixa de velocidades para melhorar a eficiência de combustível e os custos totais de operação. A redução do consumo pode chegar aos 6%.
A Scania apresentou a renovada gama de motores V8, de 16,4 litros, que estão disponíveis em níveis de potência de 530 cv, 590 cv, 660 cv e 770 cv.
Segundo a marca sueca, estes novos propulsores foram desenvolvidos para oferecerem uma redução do consumo de combustível que pode chegar aos 6%.
A Scania sublinha que esta otimização do consumo foi alcançada graças à introdução de tecnologias de vanguarda, incluindo mais de 70 peças novas, que permitem uma redução da fricção interna, relações de compressão mais elevadas, sistemas de pós-tratamento melhorados e um novo sistema de gestão de motor.
De acordo com estudos da marca sueca, o novo motor V8 permite uma poupança anual entre 3000 a 4000 litros de gasóleo por camião de longo curso que percorra cerca de 150 mil quilómetros por ano.
Nova transmissão automatizada
Além da renovação dos motores V8, a Scania desenvolveu uma nova geração de caixas de velocidades automatizadas que se destinam a substituir todas as transmissões atuais Scania Opticruise.
LEIA TAMBÉM
Scania disponibiliza configurador online de camiões
A primeira versão desta nova gama de transmissões é a G33CM, que foi projetada para ser utilizada em combinação com os novos blocos V8 e os propulsores de seis cilindros em linha de 13 litros com níveis de potência de 500 cv e 540 cv.
A Scania refere que com a nova gama de caixas de velocidades automatizadas irá manter a sua tradição de referência em termos de eficiência, com baixas rotações e reduzido consumo de combustível.
A primeira versão das nova gama de caixa de velocidades automatizada começa a ser produzida em outubro e os primeiros camiões equipados com esta transmissão serão produzidos no último trimestre de 2020.