O primeiro camião híbrido plug-in da Scania está a ser testado na Península Ibérica pela Arcotral e pela Mercadona. A combinação da linha motriz elétrica e da bateria com 90 kW permite uma autonomia em modo elétrico de até 60 km. A ferramenta Scania Zone pode ajudar o operador a otimizar a gestão destes veículos.
A Acotral e a Mercadona estão a conduzir um teste em condições reais de operação com um camião híbrido plug-in da Scania. O veículo está a ser utilizado no abastecimento de supermercados da retalhista espanhola no centro de Madrid.
O camião da Scania escolhido para esta experiência está equipado com uma cabina concebida para distribuição urbana. O sistema de propulsão combina um motor de combustão de 9 litros com 360 cv com um motor elétrico de 115 kW e um conjunto de baterias que proporcionam uma autonomia de até 60 quilómetros em modo elétrico.
Aquela combinação possibilita retirar o melhor partido de ambas as tecnologias: por um lado, a distribuição de última milha em modo totalmente elétrico, incluindo o equipamento de refigeração, e, por outro, a máxima autonomia e adaptação às operações típicas de uma empresa de transportes com motores de combustão diesel.
Disponível com as cabinas L e P, o camião híbrido plug-in da Scania está equipado com três baterias, com uma capacidade instalada de 90 kWh e um motor elétrico de 115 kW. O tempo de carga de 0% a 80% é de aproximadamente 35 minutos, realizando-se a carga das baterias também através da energia de travagem regenerativa. A cadeia cinemática combina-se com um motor de combustão de 9 litros, disponível com três potências nominais, de 280, 320 e 360 cv.
Gestão com Scania Zone
O operador pode realizar a gestão deste camiões através do Scania Zone, uma ferramenta que ajuda os condutores a cumprir as normas de trânsito e ambientais, permitindo uma operação sustentável do camião.
Com o Scania Zone, cada operador pode especificar como e quando o seu camião deve funcionar em modo elétrico, adaptando-se às normas específicas de velocidade e de contaminação, tanto acústica como meio ambiental, aplicáveis no contexto urbano, o que significa uma maior sustentabilidade e segurança.
A empresa de transportes e o seu cliente podem assim manter um registo e comprovar se o camião circulou ou não em modo elétrico numa zona de baixas emissões.
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"Este teste é mais um passo para um transporte cada vez mais sustentável, uma exigência da sociedade e dos nossos clientes e para nos prepararmos para possíveis mudanças legislativas no transporte de último quilómetro nas cidades", afirmaÁngel González, Diretor Geral da Acotral.
"Testar o primeiro camião híbrido plug-in da Scania em Espanha permitir-nos-á conhecer, em primeira mão, o comportamento destes veículos no nosso trabalho, numa situação real. Este teste ajudar-nos-á na tomada de decisões na nossa empresa para os próximos anos," sublinha o responsável.
Os veículos híbridos plug-in constituem uma das várias soluções da Scania na transição para um transporte sem a utilização de combustíveis fósseis. A marca sueca está a trabalhar em várias alternativas para reduzir significativamente a pegada de carbono produzida pelas atividades do transporte. A opção elétrica vem juntar-se a outras tecnologias que estão a ser desenvolvidas para alcançar esse objetivo.