A Scania desenvolveu um eixo tandem elevável e desengatável para camiões 6x4 ou 8x4, que proporciona uma redução no consumo de combustível até 6%, além de poupar os pneus e facilitar as manobras.
Para aplicações 6x4 ou 8x4, como camiões basculantes, de transporte de madeira ou outros veículos que normalmente operam sem carga num sentido, a Scania desenvolveu um novo eixo bogie tandem RB662, com uma função opcional de elevação e desengate.
Quando acionada, esta nova opção possibilita uma redução de até seis por cento no consumo de combustível, além de diminuir o raio de viragem.
Segundo a marca sueca, a elevação dura menos de 25 segundos e com chassis de altura normal, a distância dos pneus até ao solo é de aproximadamente 70 mm.
O gestor de produto da Scania Trucks, Bo Eriksson, explica que esta é uma função pretendida pelos clientes em determinadas aplicações: "Quando sem carga, a diferença no consumo de combustível pode ser de até 6%, dependendo da operação. Isto é substancial, especialmente quando consideremos um percurso entre 150 a 200 quilómetros, que é normalmente o que acontece com os camiões de madeira. Além disso, também consegue menos desgaste de pneus e maior manobrabilidade."
O bogie tandem desengatável e elevável (LDTA) exige suspensão pneumática e aumenta o peso em vazio do camião em 60 quilos.
Boa parte da poupança de combustível é obtida graças à menor fricção dentro da segunda transmissão de eixo (desconectada) e apenas 10% da redução advém da menor resistência de rodagem.
Três capacidades de bogie
A Scania disponibiliza três capacidades de bogie: 19, 21 e 26 toneladas. Os limites de carga com o segundo eixo elevado são de 9,5, 10,5 e 13 toneladas, respetivamente.
O eixo RB662 tandem da Scania, elevável e desengatáveis, dispõe de uma ligação de "embraiagem dog", sendo responsável pela obtenção de reduções substanciais no consumo de combustível, no desgaste dos pneus e nos raios de viragem.
A opção LDTA não pode, atualmente, ser combinada com eixos de redução nos cubos ou configurações tridem traseiro.
LEIA TAMBÉM
Scania. Novos motores V8 e caixas automatizadas
O motorista levanta o eixo simplesmente rodando um botão giratório. Surge uma mensagem pop-up no painel de instrumentos se o camião identificar uma situação de sobrecarga, que impedirá a elevação do eixo. A elevação pode ser acionada a qualquer velocidade. O próprio desengate é realizado através da ligação de "embraiagem dog".
"Esperamos que esta opção seja incluída em muitas especificações de camião" afirma Eriksson. "O custo adicional irá, rapidamente, ser compensado dada a contribuição óbvia e altamente positiva para a economia operativa total dos nossos clientes."