A EMAP adquiriu dois camiões Scania a gás natural comprimido para o serviço de recolha de resíduos urbanos da cidade do Porto. Os veículos contam ainda com elevador de contentores automático e lavagem
A Empresa Municipal de Ambiente do Porto (EMAP) integrou na sua frota dois camiões Scania P340 GNC para a recolha de resíduos orgânicos.
Equipados com um motor alimentado por gás natural comprimido (GNC) com potência de 340 cv e binário de 1600 Nm, estes veículos possuem ainda uma caixa de velocidades automática com conversor de binário e retardar para facilitar a sua operação em contexto urbano.
"O caderno de encargos que foi feito para a aquisição destas viaturas obrigava a que fossem a gás", esclarece Rui Nóbrega, responsável de frota da EMAP, empresa responsável pela gestão dos resíduos urbanos e limpeza do espaço público no município do Porto.
"Queríamos um chassis a gás de 19 toneladas, com caixa automática e retardar. Por isso, optámos por estes veículos", sublinha.
LEIA TAMBÉM
Biometano pode reduzir as emissões de CO2 em 55%
"Como eram para um projeto de recolha de resíduos orgânicos, precisávamos de um veículo de recolha com elevador de contentores automático e com lavagem e estes veículos têm a capacidade de recolher e lavar ao mesmo tempo, o que é uma novidade na nossa frota e até a nível nacional", acrescenta o responsável de frota da EMAP.
"Isto vai trazer mais eficiência na recolha dos resíduos orgânicos porque permite à equipa lavar os contentores logo na recolha. Estes veículos Scania têm ainda uma outra particularidade muito importante: têm um painel informativo na traseira que permite passar mensagens e avisos à população", salienta Rui Nóbrega.