A Scania desenvolveu novos motores elétricos para camiões de distribuição ou construção, que em associação com baterias de iões de lítio prismáticas, anunciam uma autonomia de até 520 km.
A Scania está a alargar a oferta dos seus camiões elétricos a bateria para distribuição e construção, introduzindo mais configurações de eixo e alternativas de cabina, além de várias soluções de tomada de força.
A oferta da marca sueca abrange uma vasta gama de aplicações e operações; os clientes com necessidades diferentes podem esperar encontrar as suas próprias soluções à medida.
A Scania introduziu duas novas versões dos motores elétricos EM C1-2, com potências de 210 kW e 240 kW - que se enquadram em determinadas operações orientadas para a construção porque os níveis de potência de 285 cv ou 326 cv, estão em sintonia com as especificações típicas dos camiões utilizados pelos municípios.
O EM C1-2 é fisicamente mais curto do que os seus irmãos mais potentes, permitindo a instalação de baterias maiores e/ou equipamento, como pernas de apoio. Esta solução responde às necessidades de muitas operações ligeiras, graças à combinação de baixo peso com elevada potência e binário, bem como a entrega de potência suave com duas mudanças.
Eixo tandem e tomadas de força
Segundo a Scania, aqueles motores elétricos EM C1-2 estão vocacionados para operações em ambientes urbanos no âmbito da distribuição, mas também são adequados para muitas outras aplicações, como os diversos tipos de veículos que os municípios utilizam para manutenção. Num camião de distribuição típico, a designação seria Scania 24 P (se for a versão de 240 kW).
Além disso, a disponibilização de um eixo em tandem para BEV significa quepodem serespecificados basculantes, elevadores de gancho, betoneiras e uma série de outras aplicações de base rígida sem ter de sacrificar a tração ou a capacidade de carga.
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A Scania também introduziu uma série de diferentes soluções de tomada de força para alimentar o sistema hidráulico ou outro equipamento de construção de carroçarias.
Outra área que inicialmente ofereceu alguns desafios quando se passou para o modo elétrico foi a tomada de força (PTO). As PTO eficientes e robustas são essenciais para muitas aplicações e é por isso que a Scania está agora a acrescentar uma série de diferentes soluções de PTO.
A baterias utilizadas pela Scania estão preparadas para terem uma duração de 1,3 milhões de quilómetros, o tempo de vida útil do camião. A marca sueca escolheu baterias de iões de lítio em formas prismáticas que são montadas em Södertälje em conjuntos de baterias de 416 ou 624 kWh, com janelas de estado de carga de aproximadamente 83% de energia utilizável. Quando instaladas em camiões com peso bruto até 29 toneladas permitem percorrer até 520 quilómetros entre carregamentos.