Atualmente comercializado na Europa com sete lugares, o Hyundai Santa Fe acaba de ser apresentado numa configuração interior ligeiramente diferente - com seis poltronas individuais. Variante de posicionamento mais executivo... e luxuoso, relativamente à qual há agora que saber se chegará também à Europa.
Posicionado no topo da oferta SUV da marca sul-coreana, o Hyundai Santa Fe assume-se, nesta nova geração lançada no mercado em 2018, também como uma espécie de modelo porta-estandarte para a Hyundai. Graças, desde logo, à subida de qualidade e luxo que o crossover tem vindo a registar ao longo do tempo.
Proposto, hoje em dia, na Europa, com uma preferência declarada pela configuração de sete lugares, disponibilizada, em mercados como o português, de série, a verdade é que a Hyundai acaba de dar a conhecer mais uma variante: com seis poltronas individuais.
Para já disponível apenas no mercado interno da Coreia do Sul, esta nova variante do maior dos SUV da marca de Seul apresenta, assim e como maior novidade, o facto de abdicar de um banco corrido na segunda fila, para adoptar duas generosas poltronas individuais. Anunciadoras, elas próprias, de um upgrade em termos de posicionamento e luxo, graças ao qual o Santa Fe parece querer competir com algumas propostas de cariz executivo.
LEIA TAMBÉM
Hyundai Santa Fe renova-se e ganha motorizações PHEV com 265 cv
De resto e a par desta reformulação do habitáculo, o modelo mantém, também para o mercado sul-coreano, a motorização híbrida que já disponibiliza em Portugal. E que se baseia num mais pequeno quatro cilindros 1,6 litros turbo, complementado com um motor elétrico e bateria de 13,8 kWh, que, além de anunciar uma potência máxima combinada de 265 cv, também promete a possibilidade de circulação em modo exclusivamente elétrico, durante um máximo de 58 quilómetros. Ou até 69 km, se apenas em cidade.
Outras novidades...
Ainda sobre novidades, importa recordar que a Hyundai tem previsto lançar, em 2024, a versão de produção do concept recentemente apresentado e a que deu o nome de Ioniq 7. Estudo - e designação! - que faz antever mais um SUV de dimensões generosas e com sete lugares, embora e ao contrário do Santa Fé, 100% elétrico.
Este novo produto dará, de resto, origem a propostas semelhantes nas restantes marcas do grupo Hyundai-Kia, com a Kia já a trabalhar no lançamento de uma nova proposta, com o nome EV9, ao passo que a marca de luxo do fabricante, a Genesis, deverá engrossar a sua oferta com um possível GV90.