Samsung. Bateria de estado sólido carrega em nove minutos

Bateria de estado sólido da Samsung poderá proporcionar uma autonomia entre 900 e 1000 quilómetros e carrega em cerca de nove minutos. A vida

Bateria de estado sólido da Samsung poderá proporcionar uma autonomia entre 900 e 1000 quilómetros e carrega em cerca de nove minutos. A vida útil pode chegar aos 20 anos. Início da produção está previsto para 2027.

A Samsung está a desenvolver uma bateria de estado sólido que oferece uma autonomia entre 900 e 1000 quilómetros e carrega em cerca de nove minutos, graças a uma densidade energética de 900 Wh por litro. A vida útil prevista é de 20 anos.

Apresentada no SNE Battery Day 2024 em Seul, na Coreia do Sul, a produção em série da nova bateria deverá arrancar em 2027. A Samsung anunciou que as primeiras amostras das células das novas baterias de estado sólido já tinham sido entregues aos clientes e que a reacção tinha sido favorável.

"Entregamos as primeiras amostras aos clientes entre o final do ano passado e o início deste e tivemos uma reação positiva", afirmou Koh Joo-young, vice-presidente da Samsung SDI, na sua apresentação durante o SNE Battery Day 2024.

Apesar da Samsung SDI ter iniciado um piloto para produção de células para baterias de estado sólido no centro de pesquisa de Suwon em 2023, o fabricante não especificou, na altura, um calendário para o início da produção em série.

Produção em 2027

O panorama mudou em março quando foi anunciado que tal deveria ocorrer em 2027.  Contudo, a Samsung não avançou muitos detalhes acerca da tecnologia em si. O objetivo é alcançar uma densidade energética de 900 watt-hour por litro e uma densidade energética superior em 40% à de outras células prismáticas atualmente em produção.  

LEIA TAMBÉM
Samsung começa testes de condução autónoma

O fabricante sul-coreano também não avançou os valores pretendidos para a densidade energética gravimétrica, que estabelece a relação entre peso e conteúdo energético.

Não obstante é evidente que uma maior densidade energética pode conduzir a uma maior autonomia ou a baterias mais pequenas e baratas com o mesmo alcance. As células de estado sólido são bastante mais seguras e não existe o risco de se incendiarem facilmente como o eletrólito líquido.