O 'Salon Rétromobile' será o palco de homenagem a dois dos mais emblemáticos modelos da Citroën. O fabricante francês também já prepara os festejos do seu centenário, uma data a comemorar em 2019. A Citroën celebra os 70 anos do clássico 2CV e o meio século de existência do Méhari. Tratam-se de dois modelos emblemáticos para o fabricante francês, que aproveita a edição de 2018 do 'Salon Rétromobile', evento que decorre em Paris entre os dias 7 e 11 deste mês, para prestar o merecido tributo a dois ícones. A marca começa os preparativos para a celebração de outra data igualmente importante, a celebração dos seus 100 anos. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/01-Citroen-Retromobile-2018-2CV-Mehari.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/02-Citroen-Retromobile-2018-Citroen-Origins.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/03-Citroen-Retromobile-2018-TPV.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/CL-16.108.003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/CL-16.108.007.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/CL-16.108.590.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/CL-16.108.609.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/SG200093.jpg] Data de 1948 quando a Citroën apresentava o 2CV, diretamente do Salão de Paris desse ano. Causando impacto, o modelo incorporava inovações vanguardistas para o seu tempo, em particular o sistema de tração dianteira, a suspensão suave com elevado curso e o motor de dois cilindros refrigerado a ar. O sucesso foi imediato. Durante os 42 anos em que foi comercializado, mais de 5,1 milhões de unidades foram vendidas. O projeto TPV, que esteve na essência do 2CV, será demonstrado na edição deste ano do 'Salon Rétromobile', numa rara exposição ao público. Outro modelo a que a Citroën prestará tributo no evento em Paris é o Méhari, que recentemente recebeu uma versão elétrica. Classifica a marca este modelo como "o inconformado". Era um atípico descapotável que em 1968 rompia com as noções adotadas até então pelos modelos 'cabrio'. Económico, prático e versátil, o Méhari, que celebra os 50 anos de existência este ano, pesava apenas 525 kg graças à carroçaria em plástico ABS. Nascia um veículo diferente, descontraído e associado à "liberdade". Leia também: 22º Encontro mundial dos Citröen 2CV decorre na Ericeira Estes dois modelos serão homenageados também com a assinatura de Stéphane Gillot. Artista e diretor de televisão, em criança Gillot era apaixonado por maquetes, concebendo agora edições exclusivas do 2CV e do Mehari. Estas obras farão parte da exposição da Citroën no evento, juntamente a outros modelos, destacando-se o Citroën C4F Large (1931), o Traction Avant 11AL Cabriolet (1935), o Tracion Avant 11BL Coupé (1938), 2CV Type A TPV (1939), o Citroën 2CV Spécial (1976), o Citroën Méhari (1969), o CX 2000 Super (1979) e o Citroën C3 Aircross (2018). O centenário da marca, a celebrar em 2019, é outra data em destaque no Salon Rétromobile deste ano. Para o evento, a Citroën desvendou o logótipo alusivo à data. Esta representação gráfica incorpora os dois chevrons no interior de uma oval – homenageando as origens da marca, quando a empresa de André Citroën se dedicava ao fabrico de engrenagens do tipo chevrons. São três datas emblemáticas para a Citroën que aproveita o Salon Rétromobile para prestar um justo tributo. Leia também: Citröen 2CV que cruzou o Sahara procura dono…