Não chegam à dezena! Salão de Genebra de 2024 quase sem marcas automóveis

Confirmação de que as exposições já não são o que eram, o Salão Automóvel de Genebra de 2024 praticamente não terá marcas automóveis

Confirmação (mais uma…) de que as exposições automóveis já não são o que eram, o Salão Automóvel de Genebra, outrora um dos mais importantes a nível mundial, deverá regressar para uma edição de 2024 particularmente desfalcada. Isto, porque e quando falta menos de um mês para a abertura das portas, apenas oito marcas automóveis confirmaram a sua presença!

A constatação do fraco interesse dos construtores automóveis nos salões e, em particular, naquele que é o primeiro grande evento do género do ano, surge expressa na lista de presenças entretanto divulgada pela organização. Na qual, além de várias marcas chinesas à procura ainda de afirmação no Velho Continente, apenas figuram dois emblemas grandes europeus, a Renault e a Dacia, e, por sinal, ambos do mesmo construtor - o grupo Renault.

A situação, recorde-se, é apenas o último passo naquilo que tem sido uma tendência notada nos últimos anos, com os construtores automóveis a abdicarem de marcar presença neste tipo de exposições automóveis, por entenderem que os custos ultrapassam largamente os proveitos.

Ao invés destes palcos, as marcas têm vindo a optar por meios alternativos de divulgação e apresentação de novidades aos consumidores, e que passam, tanto por eventos digitais, como por iniciativas mais pequenas e regionais.

Quanto ao Salão Automóvel de Genebra, está de regresso em 2024, depois de uma longa interrupção de cinco anos que se iniciou em 2019, na sequência da pandemia de COVID-19. Apresentando-se, hoje, num formato bastante distinto daquilo que era no pré-pandemia.

LEIA TAMBÉM
Ainda não é desta! Salão Automóvel de Genebra volta a ser cancelado para 2023

Com assumidas dificuldades financeiras em manter a estrutura e glamour que já exibiu, o evento, que desde 1905 se realiza na cidade suíça de Genebra, terá lugar, este ano, em duas etapas: uma primeira, entre 26 de fevereiro e 3 de março, na Suíça, e uma segunda, entre 5 e 14 de outubro, no Qatar, em Doha. Cidade onde, recorde-se, a exposição já teve lugar em 2023, contando, então, com a presença de um total de 30 fabricantes automóveis.

Este ano, contudo, a lista de construtores presentes em Genebra será bem mais modesta, conforme fica, aliás, comprovado, na relação das marcas presentes que aqui reproduzimos:

1. Automobile Club de Suisse (ACS) / Auto Gewerbe Verband Schweiz – Union Professionnelle Suisse de l'Automobile (AGVS/UPSA) / Avenergy / Routesuisse

2. Assura

3. Auto-i-DAT

4. Beeway

5. BYD

6. Caresoft Global Limited

7. Classics Legends Motor

8. DAB Motors

9. Dacia

10. ErreErre Fuoriserie

11. Fédération Internationale de l'Automobile (FIA)

12. Formula 1 Merchandising

13. GP Motorsport

14. Isuzu

15. Kimera

16. Lazareth

17. Legends Magazine

18. Lucid

19. Martin Engler

20. MG Motor

21. Microlino

22. Pininfarina

23. Race World

24. Renault

25. Shenzer

26. Silence

27. Swiss Racing Lab

28. Touring Club Suisse (TCS)

29. Totem Automobili