Salão de Paris. Stellantis, Renault e chineses são cabeças de cartaz

A Renault, a Peugeot e a Jeep pretendem revelar os seus novos lançamentos ao grande público no Salão de Paris, enquanto os chineses

A Renault, a Peugeot e a Jeep pretendem revelar os seus novos lançamentos ao grande público no Salão de Paris, enquanto os chineses da Great Wall e da BYD assinalam o arranque das suas ofensivas europeias.

A edição deste ano do Salão Automóvel de Paris vai ter contornos muito diferentes da última realizada em 2018. Por um lado vai decorrer em paralelo com a feira Equip'Auto dedicada aos fornecedores de peças naquela que é uma tentativa de oferecer aos visitantes uma experiência mais completa.

Por outro lado, o número de marcas de automóveis presentes no salão também será inferior ao das edições anteriores, Não obstante, o Salão de Paris continua a ser um certame importante para os fabricantes, não só para aqueles com uma presença sólida na Europa, mas também para outros que querem entrar no mercado do Velho Continente e têm fortes ambições.

BYD Han

Assim, as marcas da casa - Renault, Dacia, DS e Peugeot - não faltaram à chamada, assim como a Jeep, detida pela Stellantis. Alguns fabricantes asiáticos também não querem deixar de aproveitar a oportunidade como os chineses da BYD e Great Wall ou os vietnamitas da Vinfast.

A start-up Fisker vai apresentar o SUV Ocean. A Mercedes-Benz também irá revelar um novo modelo em Paris, mas não como expositor oficial.  

Alpine

A marca desportiva e de competição da Renault vai ter um maior protagonismo no grupo com um SUV elétrico e um pequeno desportivo, estando prevista igualmente a substituição do coupé desportivo A110 em 2025.

No Salão de Paris, a Alpine vai ter em exposição o A110 R e um protótipo. O A110  está equipado com um motor turbo de 1,8 litros que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e pesa apenas 1082 kg, menos 34 kg que o A110 de série.

BYD

As marcas chinesas iniciaram a sua ofensiva no mercado europeu com veículos elétricos mais acessíveis, mas com uma elevada autonomia e tecnologia. Até final do ano, a BYD vai começar a vender o SUV compacto Atto 3, o SUV médio Tang e a berlina média Han. Os três modelos estarão presentes no Salão de Paris.

Dacia

A transformação da bem-sucedida marca de baixo custo da Renault inclui o novo logotipo "Dacia Link" e cores aventureiras, assim como um protótipo radical denominado Manifesto.

Trata-se de um veículo elétrico de todo-o-terreno que pretende ser um laboratório vivo para mostrar ideias para futuros modelos de produção como também para reforçar as imagens principais da Dacia relacionadas com a acessibilidade e a sustentabilidade.  

DS Automobiles

A narca premium da Stellantis rejuvenesceu a sua gama de SUV, com o DS 7 e DS 3 a receberem atualizações estéticas e mecânicas, deixando cair pelo caminho a designação "Crossback".

O DS 7 é o primeiro modelo desenhado de raiz para esta marca que resultou da separação da Citroën em 2016. O DS 7 terá um motor híbrido plug-in com 360 cv e um pacote performance com discos maiores. 

Fisker

A marca de veículos elétricos fundada na Califórnia por Henrik Fisker vai apresentar um SUV de dimensões médias que deverá começar a ser produzido na Áustria ao abrigo de um contrato com a Magna Steyr.

O Ocean Extreme que estará exposto em Paris é o mais caro dos três níveis de equipamento disponibilizados pela Fisker e custará em França cerca de 69.950 euros.

Great Wall Motors

A Great Wall Motors é outro fabricante que tem elevadas aspirações para a Europa. A oferta vai incluir um modelo de entrada no segmento dos elétricos, denominado Funky Cat, que será comercializado pela submarca Ora. Aquele modelo compacto e grupos óticos redondos terá uma autonomia aproximadamente 320 km. As vendas deverão começar pela Alemanha no último trimestre deste ano. 

Jeep

O membro mais pequeno da gama da Jeep, o Avenger, será também o primeiro modelo elétrico da marca quando for lançado no próximo ano. O Avenger, que também terá versões com motor de combustão interna, será o segundo representante da Jeep no segmento dos SUV pequenos, juntando-se ao ligeiramente maior Renegade.

Este modelo será produzido em Tychy, na Polónia, com base na plataforma eCMP da Stellantis. Outros dois modelos elétricos surgirão na Europa em 2025. 

Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz diz que não vai ter um stand no salão, mas vai apresentar o EQE SUV no Museu Rodin em Paris no dia 16 de outubro. O SUV grande será baseado na mesma plataforma EVA2 que é utilizada pelos outros modelos elétricos de grandes dimensões da marca como a berlina e SUV EQS e a berlina EQE, lançada este ano. À semelhança do EQS SUV de sete lugares, o EQE SUV de cinco lugares será produzido na fábrica da Mercedes no Alabama e exportado para a Europa. 

Mobilize

A divisão financeira e de mobilidade do Renault Group, Mobilize, vai apresentar o Duo, um quadriciclo elétrico destinado a utilizadores urbanos e a alugueres de curto prazo. O Duo é um dos quatro veículos elétricos projetados para a Mobilize, juntando-se ao Limo (para transporte a pedido), o Bento (a versão de mercadorias do Duo) e o Hippo (um pequeno furgão para entregas de "ultima milha").

Peugeot

A Peugeot, marca emblemática da Stellantis, vai alargar a sua oferta com o fastback 408, que fará a sua estreia pública em Paris, embora tenha sido apresentado no verão. O 408 vem juntar-se ao Renault Arkana, Volkswagen Taigo e Citroën C4 X no crescente segmento dos SUV-Coupé.

A Peugeot diz que o 408 tem uma linha aerodinâmica fluída que lhe transmite uma silhueta distinta para o distinguir dos concorrentes e permita atrair os compradores que já estão cansados dos SUV tradicionais.

Renault

O stand da Renault vai ter como atração principal o Renault 4ever, o protótipo de um pequeno crossover elétrico que passará à produção até 2025. O Renault 4 vai fazer companhia ao pequeno hatchback elétrico Renault 5 e como este último modelo também será construído com base na arquitetura CMF da Renault-Nissan. A Renault irá ainda apresentar o protótipo de um veículo desportivo baseado no Renault 5. 

Vinfast

O único fabricante de automóveis do Vietname tem grandes ambições para a Europa, estando a planear uma rede de retalho para comercializar vários modelos elétricos. A VinFast pretende começar a fazer as primeiras entregas aos clientes na Europa e Estados Unidos até ao final de 2022 e pretende ser rentável daqui a três anos.

Os modelos que vão chegar à Europa e aos Estados Unidos antes do final do ano são os SUV médios e grandes VF8 e VF9, respetivamente. Estes modelos deverão estar no Salão de Paris.