Salão da Mobilidade de Seul. Jogar em casa

As marcas sul-coreanas estiveram em destaque no Salão da Mobilidade de Seul, aproveitando o facto de estarem a jogar em casa. Mas o evento também contou com a presença de outros fabricantes e não apenas de automóveis.

Com uma periodicidade bienal, o Salão da Mobilidade de Seul assinala este ano o seu 30º aniversário. Realizado no grande centro de convenções Kintex em Goyang, nos arredores da capital sul-coreana, o evento contou com a presença de 451 empresas de 12 países, mas ocupou apenas um pavilhão daquele espaço de exposições.

A jogar em casa, as marcas locais - Kia, Hyundai e Genesis -, estiveram naturalmente em grande destaque neste evento. A Kia aproveitou para fazer a primeira apresentação no seu mercado da gama PV5, assim como do EV4 Sedan. Igualmente em destaque estava a pick-up Tasman, que, para já, é apenas comercializada na Austrália.

A marca de luxo do Hyundai Group, Genesis, revelou as versões de quase produção baseadas na berlina G90: o X Gran Coupe e o X Convertible.

A Hyundai aproveitou o certame para revelar a nova geração do Nexo com sistema de propulsão fuel-cell, sendo o primeiro modelo de produção inspirado no protótipo Vision N 74 e estreia a linguagem “Art of the Steel” que será estendida aos futuros modelos da marca. O Ioniq 6 conheceu uma primeira atualização, que se distingue por um visual mais limpo e por uma nova abordagem da traseira.

Estreias locais

Além das marcas sul-coreanas detidas pelo Hyundai Motor Group, o evento também contou com a participação de alguns expositores estrangeiros. A BYD, por exemplo, que está a entrar no mercado sul-coreano, e apresentou modelos da família Seal, assim como o Yangwang U8 SUV e o supercarro U9.

No espaço da BMW estavam em destaque o BMW iX, o BMW i4, assim como o mais recentes modelos John Cooper Works, incluindo o descapotável.

A Mercedes-Benz, por sua vez, introduziu o renovado Classe G no mercado sul-coreano, quer com motorização de combustão, quer elétrica. Igualmente em destaque estava a marca ultra-luxuosa Maybach.

O salão contou igualmente com a presença de transformadores que fazem as suas próprias versões de alguns modelos. Um deles foi a CN Motors, que converte veículos como o Kia Carnival ou o Hyundai Santa Fé em super-táxis com poltronas reclináveis na segunda fila e piso em madeira.

Outras soluções

O Salão da Mobilidade de Seul tinha também outro tipo de expositores que apresentaram ao público os seus mais recentes desenvolvimentos em termos de tecnologias para mobilidade urbana área, barcos com emissões zero, condução autónoma, inteligência artificial ou robótica.

A Vinssen, um fabricante de barcos eco-sustentáveis, apresentou o seu barco de recreio elétrico EV002, enquanto o Sambo Motors Group revelou um aparelho elétrico de mobilidade aérea urbana com dois lugares, projetado para levantar e descer na vertical.

A HD Hyundai tinha um espaço próprio de exposição e estreou uma nova escavadora neste evento. A Lotte Innovate permitiu ao visitantes experimentarem o seu veículo autónomo sem banco do condutor.