Covid-19. Salão Automóvel de Genebra de 2021 (também) cancelado

A pandemia continua a penalizar o setor automóvel, desta feita foi o cancelamento do Salão Automóvel de Genebra 2021 e o Woodward Dream Cruise 2020.

A pandemia do Covid-19 continua a penalizar o setor automóvel, desta feita através do cancelamento de dois eventos. São eles o Salão Automóvel de Genebra 2021, cuja edição de 2020 já havia sido cancelada à última da hora, e o Woodward Dream Cruise 2020.

Continuam a chegar notícias de novos cancelamentos ligados ao setor automóvel, tudo por causa da pandemia do novo Coronavírus. Agora foi a vez do Salão Automóvel de Genebra de 2021 e do Woodward Dream Cruise 2020.

No que se refere ao Salão Automóvel de Genebra, cuja edição deste ano já tinha sido cancelada devido ao risco de propagação do Coronavírus, a organização vem agora comunicar que a mostra de 2021 foi também cancelada, devido às consequências financeiras causadas pela pandemia do Covid-19.

O Salão Automóvel de Genebra irá realizar-se apenas em 2022
O Salão Automóvel de Genebra irá realizar-se apenas em 2022

Com o cancelamento da edição deste 2020, a organização sofreu um forte revés financeiro, já que teve um prejuízo estimado em cerca de dez milhões de euros. Este facto levou-a a pedir apoio ao cantão de Genebra para cobrir não só as perdas, como também para preparar uma nova edição.

Expositores querem evento em 2022

Agora, a organização vem divulgar em comunicado que "a maioria dos expositores indicou que provavelmente não participaria na edição de 2021 e mostrou-se favorável a que a próxima edição fosse em 2022".

Um outro motivo foi o facto de não estar garantido "que a situação sanitária permita a organização de um evento que reúne mais de 600 mil visitantes e dez mil jornalistas na primavera de 2021".

No início deste mês tinha já sido aprovado um empréstimo de 15,7 milhões de euros, mas a organização recusou-o, porque não conseguiriam cumprir o primeiro prazo de pagamento, em junho do próximo ano.

LEIA TAMBÉM
Genebra foi cancelado? A Volkswagen leva-o a conhecer o seu espaço!

O Salão Automóvel de Genebra é um dos principais eventos mundiais, onde os fabricantes revelam frequentemente novos modelos e conceitos importantes. Destaque especial para os de luxo e de alto desempenho, tais como a Mercedes, Ferrari ou Koenigsegg.

O comunicado refere a intenção da organização vender o salão do Palácio das Exposições de Genebra (Palexpo).

Setor automóvel bastante penalizado

Também visado foi o Woodward Dream Cruise, agendado para o próximo mês de agosto, na cidade norte-americana de Detroit. A organização remarcou o evento para 20 e 21 de agosto do próximo ano. Trata-se de uma mostra muito popular que recebe mais de um milhão de visitantes entusiastas de automóveis.

O Woodward Dream Cruise recebe normalmente mais de um milhão de visitantes
O Woodward Dream Cruise recebe normalmente mais de um milhão de visitantes

"Desde que a pandemia começou, infelizmente, muitos eventos foram cancelados. As nove comunidades que compõem a rota do desfile, têm responsabilidade perante os visitantes e as pessoas que vivem nessas comunidades", disse Michael Lary, presidente do Woodward Dream Cruise.

Estes são apenas os mais recentes exemplos de uma série de cancelamentos relacionados com a indústria automóvel.

No final do mês passado, já tinha sido cancelado o New York International Auto Show 2020, remarcado para agosto e agora transferido para abril do próximo ano.

Também o The British Motor Show foi adiado para 19 a 22 de agosto de 2021.