Plataforma do Kia Pride de 1986 serviu de base para o novo crossover compacto Atlas do maior fabricante automóvel do Irão, a Saipa. O novo modelo não se parece nada com o original, graças a uma carroçaria totalmente redesenhada.
Além do fabrico de drones, o Irão também tem uma importante indústria automóvel. A Saipa, que é o maior construtor daquele país do Golfo Pérsico e mais conhecido pela produção de veículos sob licença, lançou um novo crossover compacto, o Atlas. Este modelo que tem a particularidade de ser uma versão revista e melhorada do Saipa Quick, o qual, por sua vez, é baseado no antigo Kia Pride de 1986.
Apesar de ser uma atualização do Quick, o Atlas apresenta elementos estéticos novos, como grupos óticos agressivos com tecnologia LED, uma grelha ao estilo Ford com aletas verticais, linhas dinâmicas adicionais no capot e tomadas de ar no pára-choques mais completas. A traseira também foi redesenhada, tendo sido introduzidos farolins modernos, uma tampa do porta bagagens mais limpo e um novo pára-choques.
A Saipa tem orgulho em disponibilizar várias cores e combinações, incluindo nas capas dos espelhos e pára-choques. Contudo, por baixo dos pára-lamas de plásticos fica a descoberto a antiguidade da plataforma do veículo, patente nas jantes de 14". O comprimento exterior será semelhante ao do Quick, ou seja, 3,99 metros.
Motor de 1,5 litros
O habitáculo recebe um ecrã tátil de 7" para o sistema de informação e comunicação. Entre os equipamentos disponibilizados destaque para as luzes automáticas LED, limpa-vidros automáticos, bancos com ajuste opcional elétrico e, surpreendentemente, assistente de ângulo morto.
No capítulo mecânico estará disponível um motor a gasolina de quatro cilindros de 1,5 litros que oferece uma potência de 88 cv e um binário de 128 Nm. O propulsor poderá estar associado a uma caixa de velocidades manual ou de variação contínua. A tração é dianteira.
A plataforma do Saipa Atlas é baseada na arquitetura X200, que já é uma versão melhorada da introduzida no Kia Pride / Ford Festiva / Mazda 121 em 1986. O fabricante, detido maioritariamente pelo Estado iraniano, produziu vários modelos baseados no Kia Pride, com um estilo que gradualmente os diferenciava dos seus antecessores.
Além do Quick e do Atlas, outros modelos baseados no Pride que atualmente são produzidos pela Saipa são o Tiba (hatchback e berlina), Saina (berlina) e 151 (pick-up).
O Saipa Atlas será lançado em 2023 e gradualmente irá substituir o Quick. Quem pretender uma plataforma mais recente poderá optar pelo Saipa Sahin (berlina) e Saipa Aria (crossover), ambos baseados na segunda geração do Toyota Yaris.