A SAIC Motor quer construir fábrica de veículos elétricos na Europa e está à procura de um local. O investimento destina-se a sustentar o crescimento das vendas no Velho Continente, onde já está presente com a MG e a Maxus.
A SAIC Motor está à procura de um local na Europa para construir uma fábrica de veículos elétricos, que permitirá sustentar a sua expansão na região.
A parceira chinesa da Volkswagen e da General Motors exportou 530 mil unidades no primeiro trimestre de 2023, um crescimento de 40% face ao ano anterior.
Quase 70% das vendas na Europa foram da marca MG, que mais do que duplicou as vendas para 115 mil unidades no primeiro semestre.
O fabricante detido pelo Estado chinês estima que as exportações podem ultrapassar 1,2 milhões de unidades em 2023. Nos próximos 18 meses pretende lançar mais de dez modelos da marca MG em todo o mundo.
Muitos fabricantes, incluindo a Tesla, a BMW e a BYD, estão a procurar aumentar as exportações de veículos produzidos na China para compensar a diminuição no mercado doméstico, tirando partido dos custos inferiores de produção e da cadeia de abastecimento na China.
Maior exportador chinês de automóveis
A SAIC foi o maior exportador chinês de automóveis nos primeiros cinco meses de 2023, segundo dados da China Passenger Car Association. O Reino Unido, o México, a Austrália e a Índia foram os principais mercados de exportação.
A MG, que está presente no mercado português, vendeu 74.943 automóveis na Europa nos cinco primeiros meses de 2023 contra 32.182 em igual período do ano anterior. O SUV compacto ZS foi o modelo mais vendido com 25.853 unidades.
Outra marca da SAIC Motor disponível na Europa, incluindo Portugal, é a Maxus, especializada em veículos comerciais elétricos, cuja gama tem vindo a alargar. Após o lançamento do eDeliver 3 e do eDeliver 9, a marca já anunciou um terceiro modelo, o eDeliver 7, uma pick-up elétrica, T90 EV, e um camião elétrico de 7,5 toneladas.
LEIA TAMBÉM
Com uma oferta eletrificada. MG Motor alarga rede a todo o Portugal Continental
Relativamente à nova fábrica na Europa, a SAIC Motor não avançou quaisquer detalhes. Entretanto, a gigante chinesa de baterias para veículos elétricos CALB vai investir numa fábrica em Sines, tendo reservado um terreno com uma área equivalente a 83 campos de futebol.