A uma semana da abertura das portas, conheça as principais novidades e as ausências de peso, que vão marcar a presente edição 2020 do Salão de Genebra.
As grandes mostras automóveis estão em crise, e o Salão de Genebra não é excepção. A edição deste ano, que se realizará de 5 a 15 de Março, fica marcada por uma extensa lista de ausências, que incluí marcas como a Peugeot, Citroën e Opel (Grupo PSA), Ford, Lamborghini, Jaguar, Land Rover, Mitsubishi, Nissan, Subaru ou Volvo.
De forma a colmatar estas ausências de peso, o salão suíço oferece novas experiências aos seus visitantes. Uma pista de testes indoor é a grande novidade da organização.
Ao que tudo indica, o surto de coronavírus, que tem vindo a afectar de forma significativa a zona transalpina, não irá afectar a realização desta mostra internacional. A confirmar-se a sua abertura, saiba aquilo que as principais marcas reservaram, para a edição deste ano.
Aston Martin
O emblema britânico prepara-se para revelar o V12 Speedster, uma barchetta desportiva do departamento de performance 'Q'. Para além desta novidade, a marca vai dar a conhecer o DBX, o primeiro SUV da história da Aston, e ainda, a versão descapotável do Vantage.
Audi
O Salão de Genebra será o palco da apresentação do novo Audi A3.
Automobili Pininfarina
A casa de design italiana tem uma edição especial do super veloz Battista, que celebra o 90º aniversário da marca.
Bentley
A Bentley chega à montra helvética acompanhada do novo Bacalar, um projecto do departamento especial da marca, Mulliner, inspirado no Concept EXP 100 GT.
BMW
Os bávaros vão ter a sua frota electrificada em exibição, à imagem do que sucedeu na edição anterior.
DS
A DS acaba de confirmar a apresentação do DS9, o novo flagship do emblema francês. Para além deste novo sedan requintado, a DS também irá exibir o Concept Aero Sport Lounge - um SUV luxuoso com um design futurista.
Ferrari
O novo cavallino da marca italiana, prepara-se para fazer a sua primeira aparição em público, no Salão de Genebra, depois de ter sido revelado em Novembro, na cidade eterna.
Fiat
O gigante de Turim prepara-se para lançar o novo Fiat 500e, um automóvel com uma história curiosa e que está pronto para tomar a Europa de assalto.
Honda
O salão suíço foi o palco escolhido pela marca japonesa, para a apresentação da versão europeia do Honda Jazz, que agora oferece uma opção híbrida. Este modelo também será revelado na sua variante crossover, Jazz Crosstar.
Para além destas novidades, quem visitar o salão terá ainda a oportunidade de ver de perto o novo Honda E, o primeiro full-electric da Honda que reúne todos os ingredientes de uma receita de sucesso.
Hyundai
A marca sul-coreana está pronta para revelar a nova geração do Hyundai i20, um citadino que aposta um design mais atractivo. E por falar em design, o emblema asiático também traz a este salão o Concept Prophecy, que promete surpreender pelo seu visual.
Kia
O outro emblema coreano, do grupo Hyundai, tem a quarta geração do SUV Sorento, pronta para ser apresentada ao mundo.
Lexus
A marca japonesa faz questão em marcar presença em Genebra. A marca em que os consumidores europeus mais confiam, prepara-se para mostrar o concept eléctrico LF-30, pela primeira vez no velho continente.
Mazda
No ano que marca o centenário da marca japonesa, a montra da Mazda terá no novo MX-30, o centro das atenções. Este SUV é o primeiro eléctrico do emblema nipónico, e curiosamente, incorpora cortiça portuguesa no seu design.
Mercedes-Benz
No stand da Mercedes vai puder encontrar o Concept AVTR, que fez as delicias no CES. Para além deste protótipo inspirado na saga Avatar, na montra da Mercedes vão estar a versões actualizadas do Classe E. Para os amantes da velocidade, o emblema alemão terá em exibição os potentes AMG GLA 45 e AMG GLE 65 Coupe, dois SUV's com queda para as pistas.
Polestar
A 'estrela do norte' chega à Suíça acompanhado do Concept Precept, que espelha as ambições da marca.
Porsche
Para os fãs da Porsche, os seis cilindros estão de volta nos 718 Cayman e Boxter GTS, em exibição nesta salão. Também a não perder, está a revelação da última geração do icónico 911 Turbo, em toda a sua glória.
Renault
A marca do losango chega a Genebra na companhia da dupla Clio e Captur, nas suas novas versões híbridas. Estes modelos tem o objectivo de reforçar a liderança da marca, em território nacional.
Skoda
A apresentação oficial do Enyaq, o novo SUV eléctrico do emblema checo, é um dos destaques deste salão. Além deste, a revelação da versão mais desportiva do novo Skoda Octavia, também promete chamar a atenção.
Toyota
A Toyota chega a esta mostra internacional bem acompanhada. O pequeno foguete japonês, GR Yaris, promete fazer as delícias dos mais radicais. E como se não bastasse, os nipónicos também escolheram este palco para a revelação do seu novo SUV, um modelo totalmente novo para o segmento B, inspirado no Yaris.
Volkswagen
A Volkswagen chega a Genebra com uma verdadeira frota de novidades. Para além da apresentação oficial da quinta geração do VW Caddy, os alemães vão ainda revelar as versões GTI, GTD e GTE do novo VW Golf. Também confirmado, está o novo Tuareg R. Esta versão conta 462 cavalos de potência híbridos, que elevam este SUV a outros patamares.
VEJA TAMBÉM
Eléctricos. Conheça as 15 melhores propostas para 2020