Apesar de estar profundamente envolvido no desporto automóvel como piloto e gestor, Jochen Neerpasch não quis ir para a BMW para fazer uma equipa de competição. Ele queria fazer algo maior.
Em declarações ao site Motor1, o fundador da BMW M recordou os primórdios daquela que se viria a tornar na divisão de automóveis de elevadas prestações da marca de Munique.
Jochen Neerpasch juntou-se à BMW em 1972 para fundar a sua divisão Motorsport. A BMW foi buscá-lo à Ford, onde era o responsável pela bem-sucedida operação de competição europeia.
“Nessa altura não tinha necessidade de mudar de emprego porque era muito bem-sucedido na Ford em Colónia e era ali feliz”, lembra Jochen Neerpasch. Contudo, ele tinha uma ideia para progredir na sua carreira e no mundo automóvel.
“Perguntei à administração da BMW para criar uma empresa que não se dedicasse apenas à competição, mas também usar o conhecimento adquirido no automobilismo na engenharia, para elevadas prestações. A ideia era ter uma empresa envolvida no desporto automóvel e no desenvolvimento de automóveis de estrada”.