Ainda se lembra da Saab? Tem novo carro... ou quase

Uma equipa de antigos engenheiros da Saab desenvolveu um novo carro elétrico, o NEVS Emily GT, que anuncia uma autonomia superior a 960

Uma equipa de antigos engenheiros da Saab desenvolveu um novo carro elétrico, o NEVS Emily GT, que anuncia uma autonomia superior a 960 quilómetros, graças a uma bateria de 175 kWh que fornece energia a quatro motores elétricos.

Quando a Saab conheceu o seu fim no no início da década passada, a New Electric Vehicle Sweden (NEVS) comprou a massa insolvente. Sob a nova direção, a empresa trabalhou numa versão elétrica do Saab 9-3, denominada NEVS 9-3EV, com potência de 175 cv e autonomia de 300 quilómetros. As primeiras entregas começaram no final de 2018, mas o carro nunca chegou à fase de produção em massa.

No início de 2019, os chineses da Evergrande comprou a maioria do capital da NEVS, que se tinha seguido à aquisição do Faraday Future em 2018. Em 2020, o grupo quis reforçar a sua influência na área dos veículos elétricos e acabou por comprar o resto do capital da NEVS.

https://youtu.be/-1VAkXNTR1Y

Pela mesma altura, o Evergrande Group atravessou dificuldades financeiras e quis vender a NEVS. Para evitar a insolvência, a NEVS anunciou que iria entrar em modo de hibernação e dispensou 95% dos seus funcionários.

Quatro motores elétricos nas rodas

Todavia, a NEVS também quis mostrar um dos seus projetos como um testemunho das suas capacidades de engenharia: o Emily GT. Enquanto trabalhavam na NEVS, uma equipa de antigos engenheiros da Saab estava determinada a criar um carro elétrico verdadeiramente diferente. Dotado com uma enorme bateria de 175 kWh, o NEVS Emily GT anuncia uma autonomia superior a 960 quilómetros.

A bateria fornece energia a quatro motores elétricos, localizados dentro das rodas. Cada um debita 120 cv, o que se traduz numa potência total de 480 cv. Mais do que a potência, o que mais impressiona nos motores é a sua capacidade de vectorização de binário, garantindo um comportamento dinâmico bastante interessante, conforme é possível perceber no vídeo divulgado pela britânica Top Gear e que nós aqui respeitosamente reproduzimos.

LEIA TAMBÉM
Fantasma da Saab volta a aparecer. NEVS entra em modo de hibernação

Como os motores elétricos estão no interior das rodas, a eficiência pode aumentar devido a uma menor ficção mecânica