Se pensava que os Rolls-Royce não podiam ter um aspecto agressivo e desafiador, engana-se! A demonstrá-lo, o trabalho feito pelo preparador alemão Spofec, com base no modelo Rolls-Royce Wraith Black Badge. O qual, diga-se, não se limita a "ar de mau"...
Na verdade, a alterações promovidas pela Spofec, uma sub-marca da bem mais conhecida Novitec, no estatutário Rolls-Royce Wraith, não se limitam àquilo que os olhos nos permitem ver - o que, diga-se, já é bastante -, mas abrangem, igualmente, muito do que não se vê. Resumindo-se, basicamente, àquilo que o o preparador alemão designa de 'Spofec Overdose' e que passamos a explicar...
Esta "overdose" de Spofec começa, desde logo, no corpo que está à vista e que, mercê de um profundo kit aerodinâmico, vem aumentar a largura original do Wraith Black Badge em 13 cm na parte traseira e 7 cm na parte da frente. Conseguindo, mesmo, que o modelo apresente uma largura total de 2,08 metros, na zona das rodas traseiras, onde sobressaem os guarda-lamas, feitos em fibra de carbono e à medida, pelo designer alemão Vittorio Strosek.
De resto, este Wraith recorre àquilo que o preparador designa de "painéis oscilantes exclusivos", destinados a garantirem uma presença e perfil mais uniforme. A que se junta, depois, um pára-choques dianteiro que procura, ao mesmo tempo, contribuir para reduzir a elevação do eixo dianteiro, quando a velocidades elevadas.
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Já no centro dos guarda-lamas, enormes rodas de 22" desenhadas e produzidas pela Vossen, especificamente para este modelo, e a que se junta um spoiler traseiro em carbono na tampa da mala, entradas de ar nos guarda-lamas traseiros, além de um posicionamento, face ao solo, mais baixo. A que suspensão a ar consegue tirar, ainda, mais cerca de 40 mm.
Afinal, potência é coisa que não falta a este Rolls-Royce, o qual, mais uma vez graças à 'Spofec Overdose', vê a potência do já de si enorme V12 biturbo, aumentar para 717 cv, ao mesmo tempo que o binário sobe para os 986 Nm. Em ambos os casos, um aumento substancial face aos 632 cv e 820 Nm que o bloco anuncia de origem...
A explicar este aumento, a inclusão do pacote N-Tronic desenvolvido pela própria Spofec e que se traduz num sistema de injecção especial, um novo mapeamento da ignição eletrónica e um aumento da pressão dos turbos. Soluções que acabam contribuindo para garantir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,2s, mantendo-se, no entanto, a velocidade máxima nos 250 km/h... apenas e só por causa do limitador eletrónico!
Finalmente, referir que a Spotec não avança qualquer detalhe sobre o interior - apenas mostra uma imagem -, argumentando que este será sempre concebido em função dos gostos e preferências dos clientes. Os quais, diga-se, terão de ser, além de pessoas com "alguma" capacidade financeira - o preparador também não divulga o preço -, rápidos a decidir - é que o preparador alemão já avisou que, destes, só serão feitos três!
Até para, dizemos nós, poder subir um pouco mais o valor da exclusividade...