A Rolls-Royce revelou as imagens oficiais do seu primeiro modelo elétrico, o Spectre, que também é o mais aerodinâmico de sempre da marca britânica automóveis de luxo para otimizar a eficiência.
Anunciado no final de 2021, testado extensivamente ao longo de 2022, o primeiro modelo elétrico da Rolls-Royce já está disponível para encomenda e já foi revelado na sua versão de produção. As primeiras unidades, no entanto, só deverão começar a ser entregues aos clientes no final de 2023.
O Rolls-Royce Spectre tem as proporções típicas de um modelo da marca e mantém a mesma linguagem de design, mas será proposto apenas com linha motriz elétrica. Esta decisão abre um precedente para todos os modelos novos da Rolls-Royce, os quais, à semelhança do Spectre, também serão exclusivamente elétricos.
O Spectre é um coupé longo de duas portas e quatro lugares que é construído numa nova versão do chassis de alumínio utilizado nos atuais Phantom, Cullinan e Ghost. Este modelo estará equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, que desenvolvem uma potência combinada de 585 cv e um binário de 900 Nm. A marca britânica anuncia uma autonomia de até 520 quilómetros em ciclo WLTP e um consumo médio de 21,5 kWh/100 km.
Quase três toneladas de peso
O Spectre é o Rolls-Royce mais aerodinâmico de sempre com um coeficiente de arrasto de 0,25 e também é aquele que oferece a maior rigidez torsional, até 30%, beneficiando do facto de ter a bateria integrada na estrutura. E também é o mais pesado de sempre, com uma tara de 2975 kg.
Além disso, tem a grelha mais larga de sempre e uma versão do Spirit of Ectasy. Segundo a Rolls-Royce, o trabalho de desenvolvimento do Spectre inclui 830 horas em túnel de vento e em modelação. O veículo tem um comprimento de 5,45 metros, uma largura de 2,08 metros, uma altura de 1,56 metros e uma distância entre-eixos de 3,21 metros.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Rolls-Royce-Spectre_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Rolls-Royce-Spectre_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Rolls-Royce-Spectre_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Rolls-Royce-Spectre_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Rolls-Royce-Spectre_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Rolls-Royce-Spectre_galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Rolls-Royce-Spectre_001.jpg]Em termos de aspecto e proporções, o modelo assemelha-se muito ao Phantom Coupe, produzido entre 2008 e 2016, embora muitas das suas linhas tenham ido buscar a inspiração ao universo dos iates.
LEIA TAMBÉM
Qual inflação?! Primeiro Rolls-Royce elétrico já não chega para as encomendas
O Spectre tem tração integral e quatro rodas direcionais. A suspensão constitui uma evolução do sistema adaptativo Planar da Rolls-Royce, que utiliza sensores e software inteligente para saber quando tem de desligar as barras estabilizadoras, permitindo às rodas funcionarem independentemente em pisos degradados, voltando depois a ligá-las e a endurecer os amortecedores nas abordagens às curvas.