Seguindo aquela que é uma das últimas tendências no mercado automóvel, também a Rolls-Royce acaba de anunciar a decisão de abandonar os motores de combustão, o mais tardar, até 2030. Sendo que, ainda antes disso, chegará o primeiro EV de produção, o Spectre, já em 2023.
Depois dos concepts 102EX e 103EX, a Rolls-Royce apresenta, assim, o seu primeiro modelo 100% elétrico e que será também o ponta de lança da marca de Westhampnett, numa ofensiva elétrica que deverá ficar concluída no final desta década.
No caso do Spectre EV, no entanto, a previsão da marca britânica é que o modelo chegue ao mercado durante o quarto trimestre de 2023.
Quanto aos rumores de que o primeiro EV da Rolls-Royce partilharia muitos componentes com os futuros BMW, o próprio fabricante garante que nada está mais errado. Assegurando, mesmo, que o Spectre EV disporá de arquitectura própria, tal como já aconteceu com o Phantom, cuja plataforma foi posteriormente partilhada com os modelos Ghost e Cullinan.
LEIA TAMBÉM
Embora ainda sem data. Rolls-Royce 100% elétrico já tem nome confirmado
No entanto e no caso do Spectre, a plataforma foi adaptada para acomodar um trem de força eléctrico. Com a Rolls-Royce a confirmar este facto, não somente através de palavras, como também de imagens, as quais mostram aquele que é, na realidade, o primeiro Spectre, ainda fortemente camuflado.
O sucessor do Wraith e do Dawn?
Ainda assim, perceptível é que o modelo terá uma silhueta muito parecida com a do Wraith, com um capot longo, apenas duas portas - suicidas - e uma linha de tejadilho inclinada. Isto, ao mesmo tempo que o corpo anuncia as proporções características num Rolls-Royce, ainda que mais musculoso, curvas sensuais e pára-lamas pronunciados.
Aliás e tomando em linha de conta a estética exterior, este primeiro modelo 100% elétrico de Westhampnett pode, inclusivamente, vir a substituir não só o Wraith, como também e através da adopção de uma carroçaria Cabriolet, o Dawn. Até porque estes são os dois modelos mais antigos no line-up da Rolls-Royce.
A razão do nome
Já sobre o nome do carro, Spectre, coube ao CEO da marca, Torsten Müller-Ötvö, explicar que este nome é tradicionalmente dado a "seres de outro mundo, de grande poder e aparição, criaturas de um reino alternativo que fazem sentir a sua presença através de manifestações fugazes".
"Um espectro força o mundo a parar. Domina o espaço que ocupa. Então, tão rapidamente quanto aparece, dissipa-se, deixando um rastro de alegria, energia e intriga", conclui o mesmo responsável.
Primeiras unidades agendadas para 2023
Finalmente, Torsten Müller-Ötvö explicou, ainda, que o Spectre será "o primeiro e melhor produto de super-luxo deste tipo", ao mesmo tempo que garantiu que, "não se trata de um protótipo. É real, será testado à vista de todos e os nossos clientes poderão receber as primeiras unidades, durante o quarto trimestre de 2023".
Aliás e sobre o desenvolvimento do modelo, a Rolls-Royce revelou já que os protótipos agora mostrados farão um total de 2.5 milhões de quilómetros, nas mais diversas condições e terrenos, simulando, dessa forma, 400 anos de uso, antes das primeiras unidades serem entregues aos futuros proprietários.