Se é verdade que a inflação está de regresso e começa a pesar na carteira dos consumidores, não é menos verdade que, esse é um problema que pouco ou nada parece afectar os clientes da Rolls-Royce. Basta ver o caso do Spectre, o primeiro EV da marca, que, embora ainda tenha começado a ser entregue, já não chega para as encomendas!
Com o início da entrega das primeiras unidades a clientes previsto apenas para o último trimestre de 2023, o Rolls-Royce Spectre já começou, no entanto, a causar dificuldades ao fabricante de Westhampnett; mas das boas, diga-se!...
Segundo as últimas informações, a procura por aquele que é o primeiro modelo 100% elétrico da marca de luxo britânica, tem sido de tal forma, que o fabricante estará agora a ver-se confrontado com a necessidade de aumentar os volumes de produção inicialmente previstos, como forma a conseguir responder à (elevada) procura.
A confirmação desta situação foi, de resto, já manifestada pelo próprio CEO da Rolls-Royce, Torsten Müller-Ötvös, que, em declarações à Automotive News Europe, reconheceu que, não só que o número de encomendas já entradas, abarca grande parte da produção prevista para 2023, como e caso o fluxo de pedidos continue ao mesmo mesmo ritmo, será preciso aumentar a capacidade de produção do Spectre.
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"A quantidade de encomendas para o Spectre é, neste momento, muito maior do que inicialmente esperávamos", confessou Müller-Ötvös, recordando que, "embora ainda tenhamos alguns meses [antes do arranque da produção], se a procura continuar ao mesmo ritmo, não tenho dúvidas de que vamos ter de ajustar aqueles que eram os nossos planos iniciais".
E tão lucrativo quanto a combustão!...
De resto e mesmo sem revelar números exactos, o principal responsável da Rolls-Royce garante já que o Spectre estará em vias de tornar-se no "terceiro pilar" das vendas do fabricante, logo a seguir ao SUV Cullinan e ao Ghost, podendo, mesmo, atingir, o mesmo patamar de lucro dos modelos a combustão.
Sobre o Spectre, valerá a pena recordar que se trata de uma proposta que, embora de propulsão 100% elétrica, utiliza a mesma plataforma dos restantes Rolls-Royce, na qual é integrada uma bateria que, embora sem capacidade oficial divulgada, acrescenta ao peso total do veículo, cerca de 700 kg. Valor que, a juntar aos 520 km de autonomia WLTP que o modelo oficialmente anuncia, faz prever que possa, contudo, ultrapassar os 100 kWh.
Quanto a prestações, o primeiro Rolls-Royce elétrico anuncia uma potência na ordem dos 585 cv e um binário máximo de 900 Nm, graças aos quais promete acelerar dos 0 aos 100 km/h em qualquer coisa como 4,5 segundos.
Finalmente e no que diz respeito a preços, a marca britânica apenas refere que o Spectre posicionar-se-á entre o Cullinan e o Phantom, com notícias surgidas já depois da apresentação, a avançarem um preço de entrada na ordem dos 500 mil euros.