O primeiro EV. Rolls-Royce Spectre chega com 585 cv e 418 km de autonomia

Depois dos teasers, a Rolls-Royce acaba de apresentar o seu primeiro modelo 100% elétrico, Spectre, com 585 cv e 418 km de autonomia.

Depois do anúncio feito ainda em 2021, eis que a Rolls-Royce dá agora a conhecer o seu primeiro modelo 100% elétrico, de nome Spectre. Com uma potência de 585 cv e 418 quilómetros de autonomia, o modelo que marca o início de uma nova era, para o estatutário fabricante de Westhampnett, deverá começar a ser entregue lá mais para o final de 2023.

Observado, até aqui, apenas na forma de protótipo, ou seja, repleto de camuflagem, o 100% elétrico Spectre apresenta-se, agora, naquelas que são as suas formas definitivas. E, principalmente, com todo o luxo já esperado num produto com o 'Spirit of Ecstasy' no capot.

De resto e embora inaugurando um novo sistema de propulsão, o fabricante assegura que este novo modelo não deixa de ser uma proposta capaz de "oferecer toda a icónica experiência Rolls-Royce", acrescida de um binário instantâneo e um funcionamento silencioso. Ambos a proporcionarem uma "sensação de movimento imperceptível" que, segundo também o construtor, encaixa na perfeição naquelas que são, tradicionalmente, as virtudes da marca.

O Spectre é o primeiro modelo 100% elétrico da Rolls-Royce
O Spectre é o primeiro modelo 100% elétrico da Rolls-Royce

Ainda sobre este Spectre, a Rolls-Royce defende ter conseguido criar um novo segmento automóvel, que designa de Super Coupé Elétrico Hiper-Luxuoso. Sendo que, a ajudar a justificar tal pretensão, surge o posicionamento atribuído ao modelo, de sucessor espiritual do Phantom Coupé.

LEIA TAMBÉM
Com o fim da combustão em 2030. Spectre será o primeiro EV da Rolls-Royce

Já no que ao design diz respeito, o Spectre não difere muito daquilo que são as linhas dos restantes modelos da Rolls-Royce, ainda que exibindo a grelha frontal mais larga alguma vez aplicada numa proposta da marca de Westhampnett, suavemente iluminada por 22 LEDs. Sendo que no topo, mantém-se a não menos icónica estatueta da marca, o 'Spirit of Ecstasy', neste caso, aerodinamicamente optimizado.

Aliás e já que falamos em aerodinâmica, o Spectre é também o modelo mais aerodinâmico já concretizado pela marca britânica, anunciando um coeficiente de apenas 0,25.

DESCUBRA O INTERIOR ABAIXO

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/RollsRoyceSpectre2022Galeria_bancostejadilho.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/RollsRoyceSpectre2022Galeria_comando.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/RollsRoyceSpectre2022Galeria_manipulo.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/RollsRoyceSpectre2022Galeria_StarlightDoors.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/RollsRoyceSpectre2022Galeria_tablier.jpg]

Já no habitáculo, a promessa, igualmente, do ambiente tecnologicamente mais avançado, alguma vez visto num Rolls-Royce, com particular destaque para as opcionais 'Starlight Doors', as quais incorporam um total de 4.796 pontos iluminados no interior, sem contar com o tejadilho. Sendo que, a juntar a esta novidades, bancos dianteiros igualmente renovados e, neste caso, inspirados na alfaiataria britânica.

Baseado na plataforma 'Architecture of Luxury'

Passando aos aspectos técnicos, o Spectre tem por base a plataforma 'Architecture of Luxury', acrescida de uma nova suspensão, de nome 'Planar', mas que e apesar das promessas de uma sensação de luxo extremo ao volante, graças à capacidade de permitir que cada roda atue de forma independente, através do desacoplar das barras estabilizadoras, não deverá impedir o modelo de disfrutar convenientemente de uma potência e binário que, para já, surgem fixados nos 585 cv e 900 Nm.

VEJA MAIS IMAGENS ABAIXO

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/RollsRoyceSpectre2022galeria_farolim.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/RollsRoyceSpectre2022Galeria_frteporta.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/RollsRoyceSpectre2022Galeria_jante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/RollsRoyceSpectre2022Galeria_optica.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/RollsRoyceSpectre2022Galeria_SpiritofEcstasy.jpg]

Aliás, a utilização do complemento "para já", encontra justificação na garantia, dada pela marca britânica, de que não se tratam de números finais, uma vez que o fabricante está ainda a refinar estes dois predicados. Algo que, ainda assim, não o impede de prometer uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 4,4 segundos.

Finalmente  sobre a autonomia, o anúncio de que, mesmo sem revelar qualquer dado técnico relativo à bateria utilizada, o Spectre será capaz de cumprir 418 quilómetros com uma só carga.

Sem preços, mas com encomendas abertas

Não divulgando quaisquer preços, mas dizendo apenas que o modelo posicionar-se-á entre o Cullinan e o Phantom, a Rolls termina garantindo que o Spectre deverá começar a ser entregue aos futuros proprietários durante o último trimestre de 2023. Sendo que, neste momento, o fabricante já está a aceitar encomendas e, não temos dúvidas, os pedidos já terão começado a chegar...

https://youtu.be/a-hWemj0SFg