Silent Shadow. Rolls-Royce trabalha já no seu primeiro modelo 100% elétrico

Até aqui rendida ao V12, a Rolls-Royce prepara a sua entrada na Mobilidade Elétrica, com um novo modelo feito à medida, o Silent Shadow.

Marca automóvel hoje em dia pertencente ao grupo BMW, a icónica Rolls-Royce prepara a sua entrada na Mobilidade Elétrica, com aquilo que promete ser um novo modelo feito à medida, hiper-luxuoso, mas também a prometer uma elevada autonomia - o Silent Shadow.

Embora, para já, sem qualquer confirmação oficial, este novo e futurista modelo, garante a britânica Autocar, pode, inclusivamente, vir a dar origem a uma nova gama de modelos.

Sobre o veículo propriamente dito, a que a mesma publicação chama de Silent Shadow, nome registado pela marca de Westhampnett junto do departamento de patentes alemão, a Autocar avança que deverá ter por base a mesma plataforma em alumínio do novo Phantom.

O Rolls-Royce 103EX Concept mostrado, pela primeira vez, em 2016

Conjugada com esta solução, o modelo deverá optar por motores elétricos desenvolvidos no seio do grupo BMW, e que a própria BMW pretende utilizar no futuro i7, a variante exclusivamente elétrica da futura sétima geração do Série 7. E que, com lançado previsto no mercado já para 2022, deverá fazer frente ao Mercedes EQS.

LEIA TAMBÉM
Rolls-Royce. União Europeia proíbe "Spirit of Ecstasy" iluminado

Quanto ao pack de baterias, a solução deverá passar por células de energia fornecidas pela Samsung SDI, refere a Autocar, citando "engenheiros envolvidos no processo de desenvolvimento". Embora exista, igualmente, a possibilidade de, tanto a Rolls-Royce, como a BMW, virem a adoptar a tecnologia de células de energia, desenvolvida pela especialista chinesa CATL.

Revolucionário, o local destinado às bagagens, no 103 EX Concept, dificilmente transitará para o modelo de produção

Mesmo sem divulgar qualquer dado sobre as especificações deste novo modelo, a Rolls-Royce garantiu já ter completado o desenvolvimento de novos sistemas de tracção traseira e integral, especificamente para o Silent Shadow. Isto, tendo em conta a presença de um pack de baterias cuja capacidade deverá ultrapassar os 100 kWh, de forma a garantir uma autonomia de, pelo menos, 500 quilómetros. Isto, num carro cujo peso total deverá aproximar-se, ou até mesmo ultrapassar, as três toneladas!

Finalmente e no que concerne às linhas deste Rolls-Royce 100% elétrico, a Autocar avança que o modelo pode ir buscar a inspiração a uma versão atualizada do concept 103EX mostrado em 2016.

Tal como em qualquer outro Rolls-Royce, o luxo deverá ser elemento obrigatório na versão de produção do 103EX Concept

Em declarações reproduzidas por esta publicação, o CEO da Rolls-Royce, Torsten Müller-Ötvös, recorda que "precisamos de tomar decisões inteligentes, quanto àquilo em que queremos investir o nosso dinheiro. Se calhar, para as companhias grandes, não existe grande problema em diversificarem o seu investimento, apostando em híbridos e vários outros tipos de tecnologia. No entanto, no nosso caso, temos de tomar a decisão certa".

De resto e com esta declaração, Torsten Müller-Ötvös confirma que, a opção Rolls-Royce, dificilmente passará por tecnologias intermédias, como os híbridos. Seguindo, sim, directamente, para a etapa final de todo este processo, ou seja, os veículos 100% elétricos.

Revolucionário também no design, a verdade é que o 103EX Concept teve um bom feedback da parte dos clientes da Rolls-Royce

No entanto e caso este venha mesmo a ser o caminho, esta não deixará de ser uma aposta de risco. E ainda mais, por se tratar de uma marca que não lança qualquer alternativa ao seu V12 tradicional, desde 2003.