A Rolls-Royce apresentou aquele que será, muito provavelmente, a mais cara e, quiçá, exclusiva criação do seu departamento de carroçarias: o Droptail. Apresentado numa configuração especial denominada La Rose Noire, deste descapotável apenas existirão quatro exemplares e, cada um, com um preço estimado de 25 milhões de dólares!
Elaborado pela Rolls-Royce Coachbuild, o primeiro Rolls-Royce Droptail foi mostrado ao mundo na Monterey Car Week, com uma decoração muito especial, de nome La Rose Noire. A qual vai buscar a inspiração a uma rosa francesa conhecida como Black Baccara e que é a flor favorita da mãe da família que o encomendou este ultra-exclusivo modelo, à Rolls-Royce.
Também fruto desta inspiração, o La Rose Noire Droptail estreia, como pintura exterior, um vermelho muito especial, resultante não só da combinação de dois outros tons de vermelho, True Love e Mystery, mas também de um processo de aplicação que exige 150 interacções, para ficar perfeito. O que significa que, quando à sombra, a cor parece quase preta, tal como, quando ao sol, exibe um brilho de vermelho tipo pérola.
LEIA TAMBÉM
Nem tente! Rolls-Royce excomunga clientes que procurem ganhar dinheiro com Spectre
Não menos marcantes, as linhas da carroçaria, a qual, embora começando numa frente mais convencional, à qual não falta sequer a já tradicional grelha frontal cromada, acompanhada de finas ópticas em LED e com luzes diurnas integradas, acaba ganhando toda uma nova beleza, através das laterais suaves e fluídas, para, em seguida, terminar numa traseira e farolins diferentes de tudo aquilo que temos visto na Rolls-Royce.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceLaRoseNoireDroptail2023_Ecstasy.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceLaRoseNoireDroptail2023_jante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceLaRoseNoireDroptail2023_lábiointerior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceLaRoseNoireDroptail2023_lateral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceLaRoseNoireDroptail2023_traseira.jpg]De resto e além de um elegante spoiler, a complementar uma secção traseira verdadeiramente invulgar, junta-se, ainda, um tejadilho removível em fibra de carbono e com painéis de vidro electrocrómicos. Os quais, ao tornarem-se quase translúcidos, mediante o simples toque num botão, permitem uma mais fácil exploração do céu.
O "elemento mais notável"
Apesar de toda esta atenção ao detalhe no exterior, a Rolls-Royce não deixa de apontar o habitáculo como o "elemento mais notável" neste La Rose Noire Droptail, desde logo, por ter demorado quase dois anos a ser aperfeiçoado. Nomeadamente, para que pudesse ostentar verdadeiras e complexas obras de arte, como é o caso da representação de pétalas da rosa a cair, as quais foram trabalhadas, de forma individual, a partir de 1,603 peças de folheado de madeira preta.
Já os bancos, são envoltos numa combinação de couro Vermelho True Love e Vermelho Mystery, enquanto, no centro do tablier, surge um relógio personalizado Audemars Piguet, com cronógrafo de 43 mm e contadores vermelhos, além de uma luneta interna vermelha e um segundo cronógrafo voador.
Ao contrário do que é habitual, este relógio pode ser removido do carro, através do simples pressionar de um botão, e, a partir daí, ser usado numa pulseira de braço.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceLaRoseNoireDroptail2023_bancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceLaRoseNoireDroptail2023_coluna.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceLaRoseNoireDroptail2023_interior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceLaRoseNoireDroptail2023_relógiotablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceLaRoseNoireDroptail2023_relógiotablier2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceLaRoseNoireDroptail2023_túnelcentral.jpg]Finalmente, a família responsável pela encomenda do veículo também pediu uma Rolls-Royce Champagne Chest (caixa refrigeradora de champanhe), única e a combinar com o carro, a qual inclui já taças de cristal sopradas à mão e uma bandeja para as servir.
Com plataforma também específica
Ainda sobre este Droptail, nota para o facto de, ao contrário do que acontece no Sweptail e no Boat Tail, este modelo não recorrer à mesma plataforma, conhecida como Arquitectura de Luxo, utilizada no Cullinan. Mas ter, sim, por base, um novo chassis monocoque, feito em aço, alumínio e fibra de carbono.
Já intocável, permanece o V12 6,75 litros biturbo de 601 cv e 840 Nm, com o qual o descapotável deverá ser capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos, mas também atingir uma velocidade máxima de 250 km/h.
Por… 25 milhões de dólares?!…
Naturalmente e como também é hábito, a Rolls-Royce não revelou qual o preço que este La Rose Noire Droptail atingiu.
Ainda assim, uma fonte que preferiu manter o anonimato terá avançado que, cada um dos quatro Droptail que vierem a ser fabricados, deverão vir a ostentar um preço a rondar os 25 milhões de dólares. Ou seja, perto de 30 milhões de euros, à cotação atual.