A nova geração do Rolls-Royce Ghost pretende fazer a síntese entre um design minimalista e a herança da histórica marca britânica, sendo a sua exclusividade sublinhada por um novo motor V12 de 563 cv. Nada mau para o "modelo de entrada" deste construtor…
Pode não parecer à primeira vez, mas o Rolls-Royce é totalmente novo. O modelo de maior sucesso nos 116 anos da histórica marca britânica manteve quase inalterada a sua filosofia, que da geração anterior manteve apenas o espaço nas portas para arrumar o guarda-chuva e o ornamento Spirit of Ecstasy do capot.
Os engenheiros tiveram total liberdade para melhorar e atualizar o modelo de entrada da Rolls-Royce. Como consequência deixou de ser utilizada a plataforma da anterior geração do BMW Série 7 e foi adotada a plataforma dedicada Rolls-Royce Architecture of Luxury, também partilhada com SUV Cullinan e o Phantom.
A marca britânica adotou a nova linguagem de design "Post Opulence", que se carateriza pelas suas linhas minimalistas. A cobertura tradicional do radiador desapareceu e a icónica grelha da Rolls-Royce foi relegada apenas para a secção frontal.
Esta opção de design também obrigou o símbolo Spirit of Ecstasy a abandonar a sua forma num revestimento cromado e agora surge isolado no capot e rodeado apenas por chapa.
Design minimalista
O restante estilo do novo Ghost é semelhante ao modelo anterior, mas apresenta algumas diferenças importantes. A parte dianteira é mais suave, com tomadas de entrada de ar mais baixas em ambos os lados. Os indicadores isolados de mudança de duração desapareceram e os faróis do Ghost fazem recordar o Phantom.
Para compensar a diminuição da grelha e os contornos mais suaves, o Ghost recebe um conjunto de luzes LED atrás da grelha.
O interior do novo Ghost abandonou as formas quadradas do modelo anterior e passa a contar com linhas ainda mais minimalistas do que o atual Phantom ou o Cullinan.
LEIA TAMBÉM
Mais espaço espaço para o luxo: Rolls-Royce Cullinan Limousine
As partes laterais do tablier são dominadas por elementos verticais, integrando-se na perfeição na parte superior que é mais larga e plana.
A consola central recebe o mais recente comando de infotainment, permitindo oferecer dispositivos totalmente digitais com um design clássico.
O painel de instrumentos também recebeu um novo tratamento. Quando o motor está desligado parece um painel grande escuro, com contorno em madeira.
Mas quando se liga a ignição, o painel escura ilumina-se com a palavra "Ghost", rodeada por 850 estrelas "individuais". A Rolls-Royce refere que o painel se destina a recordar o seu atual Starlight Headliner.
Motor V8
A nível mecânico, o Ghost recebe um motor V12 de 6,8 litros que debita uma potência de 563 cv e um binário de 850 Nm.
A transmissão é assegurada por uma caixa automática de oito velocidades, complementada por uma transmissão integral. Esta combinação permite ao Ghost acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos.