Primeiro SUV na já longa história da Rolls-Royce, o Cullinan é também um modelo só ao alcance de alguns, poucos, predestinados. Ou, pelo menos, era; isto porque a Rolls-Royce acaba de criar um Cullinan, à partida, mais acessível... mas por ser uma réplica fiel à escala 1:8.
No entanto, desengane-se, se está já a pensar que, resultado das suas dimensões, este Culllinan, nada mais é, que um brinquedo; nada disso, acredite!
LEIA TAMBÉM
Eis o Rolls-Royce Cullinan, o expoente máximo do luxo
Na verdade e embora não permita, por exemplo, transportar a família com todo o luxo e estatuto, este Cullinan, não deixa de ser um produto concebido e fabricado pela Rolls-Royce, além de uma réplica exacta e perfeita, até nos mais pequenos pormenores, do automóvel que lhe serve de base.
De resto, apresentado, pela marca de Goodwood, como uma verdadeira "obra de arte", este Rolls-Royce Cullinan nas dimensões 1:8, não só é feito totalmente à mão, recorrendo a mais de 1.000 componentes, como, cada unidade, demora um total de 450 horas a fabricar. Ou seja e apesar das suas dimensões mais reduzidas, "apenas" metade do tempo que leva a fabricar um Cullinan real.
Uma vez construída, a réplica tem ainda de ser pintada, com a mesma tinta utilizada no SUV em tamanho real, seguindo-se o polimento, com as mesmas especifIcações aplicadas neste último.
Também como no modelo real, a réplica Cullinan recebe a coachline, um fino risco, pintado à mão, recorrendo a um pequeno pincel. Sendo que os clientes que decidam adquirir um destes SUV em miniatura, podem ainda escolher a cor exterior, para a sua miniatura, de uma palete de cerca 40 mil tonalidades, ou até mesmo replicar a personalização feita para o seu Cullinan verdadeiro.
Só lhe falta andar!...
De resto e a par de uma imagem perfeitamente fiel ao modelo que lhe está na origem, a réplica do Cullinan possui, ainda, luzes exteriores perfeitamente operacionais, accionáveis através de um comando com o logótipo da marca, além de uma réplica perfeita do V12 6,75 litros bi-turbo que equipa o modelo real.
Equipado com portas totalmente funcionais, que, ao abrir, recebem o suposto passageiro com a pronta iluminação do piso, a réplica do Rolls-Royce Cullinan surpreende, ainda, através de um interior concebido, segundo a marca, "com os mesmos materiais, engenho, e atenção, patentes no Culllinan real". Embora e no caso do leitor ser fortemente apegado aos seus gosto, existir sempre a possibilidade de reproduzir, na plenitude, o ambiente por si criado, no seu Cullinan de todos os dias.
Protegido, como não poderia deixar de ser
Até para que se mantenha incólume e igual ao momento em que saiu de fábrica, o Cullinan 1:8 é entregue dentro de um expositor, com quase um metro de comprimento, estabilizado sobre uma base preta brilhante, com um rodapé. Sendo que a janela Perspex pode sempre ser removida, para que possa admirar convenientemente todos os detalhes que esta réplica consegue oferecer.
" Esta réplica à escala, consegue fazer sobressair, de uma forma ainda mais intensa, a filosofia 'Effortless, Everywhere', que está na génese do Cullinan. O nosso SUV de super-luxo passa, a partir de agora, a estar tão à vontade nos arredores serenos da residência dos seus proprietários, como no ambiente mais desafiador e hostil da Terra", comenta o CEO da Rolls-Royce, Torsten Müller-Ötvös.
Ainda quanto a esta réplica, relativamente à qual a Rolls-Royce também não revela o preço - embora não tenhamos dúvidas de que será, certamente, mais barata que um Cullinan verdadeiro... -, Müller-Ötvös refere que "demonstra, e recorda-nos a nós, enquanto fabricante, que o mote 'Inspiring Greatness', aplica-se em todas as escalas. Não diz respeito apenas às coisas grandes; nós procuramos e atingimos a grandeza, em tudo o que fazemos, desde as coisas mais pequenas e até ao mais ínfimo detalhe".