Depois do estreante La Rose Noire, a Rolls-Royce acaba de apresentar o segundo dos Droptail, batizado de Amethyst. Uma proposta única, que vai buscar inspiração à flor selvagem Globe Amaranth, e que, feita a pedido de um cliente, reafirma, igualmente, a capacidade de realização da divisão de carroçarias do fabricante de Goodwood.
Segunda criação de um conjunto de apenas quatro automóveis a que a Rolls-Royce deu o nome Droptail, devido ao desenho único da traseira, o Amethyst começa por recorrer a uma combinação de cores únicas. Com o roxo suave que a marca foi buscar à flor do deserto Globe Amaranth, complementado com um roxo profundo, a que foi dado o nome do modelo.
No caso do roxo suave, 150 interacções realizadas pelos artesãos da Rolls-Royce fizeram com que apresente uma tonalidade prateada, enquanto o roxo mais escuro combina flocos de mica azul, vermelho e violeta, como forma de realçar o brilho.
Igualmente com toques de lilás, as jantes de 22 polegadas, feitas em alumínio polido, o mesmo acabamento dado à emblemática grelha dianteira. Algo que a marca fez pela primeira vez e que obrigou a mais de 50 horas de trabalho colectivo, de forma a conseguir uma uniformidade nos acabamento.
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Abaixo da grelha frontal, está uma entrada de ar, produzida em material compósito leve impresso, e que exibe um total de 202 elementos de aço inoxidável, polidos à mão, e pintados na cor Globe Amaranth.
Madeira com propósito aerodinâmico
Já na traseira, idêntica à do La Rose Noire, mas também nunca antes vista num modelo Rolls-Royce, um deck aerodinâmico com uma grande superfície em madeira e propósito funcional. Com o fabricante a garantir, mesmo, que é "a única superfície de madeira 'crua' no mundo, que produz força descendente", e surge aplicada num carro novo.
Entre os pedidos feitos pelo cliente que encomendou este Amethyst Droptail, um tejadilho em vidro que consegue mudar de tonalidade, sendo que, a Rolls-Royce teve de experimentar um total de 60 soluções de vidro, até que o cliente se mostrasse satisfeito.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceAmethystDroptail2023_traseirafarolim.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceAmethystDroptail2023_emblemaRRlateral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceAmethystDroptail2023_jante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceAmethystDroptail2023_SpiritofEcstasy.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceAmethystDroptail2023_grelhafrontal.jpg]O resultado final é um vidro que, quando totalmente opaco, adopta uma tonalidade roxa, mas que também tem a capacidade de se tornar translúcido e com um tom a combinar com os bancos em couro creme Sand Dunes.
Com criação Vacheron Constantin
Já sobre o habitáculo, a opção por madeira escura e couro contrastante, conjugados com roxos suaves. Com o fabricante a acrescentar que, mais de 150 amostras da madeira aplicada no interior, foi previamente sujeita a mais de 8.000 horas ao sol, chuva e oscilações de temperatura, como forma de garantir que cumpre com os mesmos padrões de resistência das peças externas.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/KiaEV5AprsChina2023_ProduçãoVsConcept.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceAmethystDroptail2023_trashabitáculo.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceAmethystDroptail2023_consolaentrebancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceAmethystDroptail2023_painelinstrumentos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceAmethystDroptail2023_interior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/RollsRoyceAmethystDroptail2023_VacheronConstantin.jpg]No centro do tablier, uma criação do relojoeiro Vacheron Constantin, feita à mão, em Genebra, com movimento de corda manual. E que, dispondo de um display biretrógrado e turbilhão biaxial, também pode ser retirado do veículo e guardado separadamente.
De resto, a Vacheron Constantin trabalhou em conjunto com a Rolls-Royce no design do relógio, incorporando a cor ametista numa placa de base em ouro branco.
Entregue em cerimónia privada
Entretanto, o Rolls-Royce Amethyst Droptail foi já entregue ao respectivo dono, num evento privado em que participaram família e amigos, realizado em Gstaad, na Suíça.
Tal como aconteceu com o La Rose Noire, também neste caso, a Rolls-Royce não divulgou qual o preço em que ficou este segundo Droptail, embora não seja difícil acreditar que possa rondar o mesmo valor do primeiro - qualquer coisa como 250 milhões, segundo uma fonte que preferiu não ser identificada...