A Rodoviária de Lisboa vai ter em operação um autocarro elétrico em várias carreiras urbanas na Área Metropolitana de Lisboa. Este é um projeto que se destina a avaliar as condições de operação deste tipo de viaturas.
A Rodoviária de Lisboa vai ser o primeiro operador privado de transportes públicos de passageiros a utilizar um autocarro público em carreiras regulares na Área Metropolitana de Lisboa.
O autocarro elétrico da marca Yutong vai estar ao serviço diário em vários itinerários e carreiras, ao abrigo de um projeto desta empresa do Grupo Barraqueiro, que se destina a avaliar as condições de operação deste tipo de veículos.
Com três portas, capacidade para 70 passageiros - incluindo 25 lugares sentados, 44 em pé e um disponível para cadeira de rodas - este autocarro urbano irá percorrer 203 quilómetros por dia, nas carreiras 317 entre a Estação do Oriente e o Bairro Covina (Santa Iria de Azóia) e 318 entre a Estação do Oriente e a Portela de Azóia.
O novo autocarro elétrico da Rodoviária de Lisboa também poderá assegurar a operação das carreiras 320 entre o Areeiro e a Estação de Alverca, 329 entre Campo Grande e a Quinta da Piedade e 330 entre a Estação do Oriente e o Forte da Casa (ambas em Santa Iria de Azóia).
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O iniciativa de lançar um autocarro totalmente elétrico na operação da Rodoviária de Lisboa vai ao encontro dos compromissos de preservação ambiental assumidos pelo Grupo Barrarqueiro", comenta Luis Cabaço Martins, administrador do principal grupo privado ibérico de transportes públicos.
No âmbito desta estratégia, o Grupo Barraqueiro pretende continuar a investir, no curto / médio prazo, em veículos mais sustentáveis e menos poluentes sem comprometer o conforto dos passageiros nem a segurança da operação.