"O mais rápido do mundo". Rodin Cars apresenta o inigualável FZERO

Startup neozelandesa, a Rodin Cars acaba de apresentar o seu segundo hiperdesportivo, o FZERO, um monolugar com 1176 cv e produção certa.

Pequeno fabricante neozelandês de hiperdesportivos, a Rodin Cars acaba de desvendar aquele que pretende ser "o carro mais rápido do mundo" - o FZERO. Basicamente, um monolugar de utilização apenas em pista, equipado com um V10 híbrido a debitar quase 1.200 cv, e que até poderá dar origem a uma versão de estrada. Preço: 2,1 milhões de euros.

Segundo modelo já desenvolvido por esta jovem startup neozelandesa, fundada pelo magnata australiano da computação, David Dicker, o Rodin FZERO tem, de resto, passagem à produção já assegurada, sendo que os seus mentores admitem comercializar não mais que 27 unidades deste monolugar.

Contudo, a Rodin Cars também assume, desde já, a possibilidade de vir a lançar uma versão de estrada, deste mesmo modelo.

O Rodin FZERO é um monolugar para utilização exclusiva em pista, construído sem quaisquer concessões para poder ambicionar a ser o carro mais rápido do mundo... a não a ser, as das Leis da Física
O Rodin FZERO é um monolugar para utilização exclusiva em pista, construído sem quaisquer concessões para poder ambicionar a ser o carro mais rápido do mundo... a não a ser, as das Leis da Física

Sobre este versão monolugar, concebida para utilização apenas em circuito, a Rodin Cars começa por revelar que a proposta conta, desde logo, com um V10 4.0 twin-turbo híbrido feito à medida pelo próprio fabricante e montado em posição central, a debitar qualquer coisa como 1.176 cv de potência combinada, assim como um binário máximo combinado de 1.026 Nm.

LEIA TAMBÉM
Com propulsão híbrida ou elétrica. Hiperdesportivo suíço anunciado para 2023

A juntar a este argumento e embora a Rodin nada revele sobre prestações, um peso igualmente pensado em função do desempenho e que não vai além dos 698 kg, ou seja, cerca de 50 kg menos que um Fórmula 1. Isto, graças também e conforme assume o fabricante, ao facto deste FZERO ter sido concebido e construído "sem quaisquer restrições em termos de homologação ou regulamentos desportivos".

Depois das ambições anunciadas com aquele que foi o modelo inaugural, FZED, o Rodin FZERO anuncia-se como "o melhor do mundo em termos de desempenho em pista", também com a ambição de ser "o carro mais rápido do mundo, sem excepções".

David Dicker [à direita], o magnata australiano da informática, é o fundador e principal responsável da Rodin Cars
David Dicker [à direita], o magnata australiano da informática, é o fundador e principal responsável da Rodin Cars, sendo também o principal mentor do monolugar FZERO

"O Rodin FZERO é a materialização do máximo de desempenho que um veículo pode atingir. Sem quaisquer tipo de restrições, pudemos construir um carro mais leve, mais potente, e a produzir significativamente mais downforce", afirma, em comunicado, a Rodin Cars. Garantindo que, "as únicas limitações que enfrentámos, foram as leis da Física, e até essas procurámos levar ao limite absoluto". Como tal, "estamos ansiosos de levar a experiência de condução mais intensa que é possível conceber, a todas as pistas do mundo".

Para configuração a gosto

Ainda sobre este FZERO, a Rodin garante que o modelo estará disponível para configuração à escolha dos clientes, permitindo, assim, que estes possam personalizar aspectos específicos do carro, em função do seu estilo de pilotagem e da pista em que será utilizado.

O Rodin FZERO conta com um V01 4.0 biturbo híbrido que, segundo o próprio fabricante, terá sido totalmente desenvolvido dentro de portas
O Rodin FZERO conta com um V01 4.0 biturbo híbrido que, segundo o próprio fabricante, terá sido totalmente desenvolvido dentro de portas

Os clientes terão ainda acesso a vestuário, armazenamento e entrega de veículos, além de programas completos de treino, naquilo que o fabricante designa como "pistas privadas da Rodin".

A terminar, referir, ainda, que a Rodin Cars anuncia pretender começar a entregar as primeiras das 27 unidades previstas do FZERO, já a partir do verão de 2023.

Para garantir a entrega de uma destas unidades, basta, no fundo, apenas pagar os pouco mais de 2,13 milhões de euros...

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/08/RodinCarsFZERO2022_topo.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/08/RodinCarsFZERO2022_latfrte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/08/RodinCarsFZERO2022_diagotras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/08/RodinCarsFZERO2022_motor.jpg]