Robotáxi da Tesla chama-se…Cybercab

A Tesla revelou finalmente aquele que será o seu modelo mais barato, o Cybercab, que não tem volante nem pedais e custará menos de 30 mil euros. O interior oferece espaço para apenas dois ocupantes. Produção agendada para 2026, se não houver atrasos na homologação.

A Tesla revelou oficialmente num evento realizado nos Estados Unidos o tão aguardado robotáxi, que foi batizado como Cybercab. O design é claramente inspirado no polémico Cybertruck e ao contrário de muitos outros protótipos apresentados nos últimos anos, a Tesla vai permitir a aquisição por clientes particulares.

O Cybercab vem equipado com os mais recentes sistemas de condução autónoma da Tesla e permitem responder a pedidos de viagens. O CEO da Tesla Elon Musk afirma que a produção irá arrancar em 2026, mas também alertou que pode estar otimista quanto aos prazos. O veículo terá um preço de venda abaixo de 30 000 dólares (cerca de 27 500 euros)..

Como o Cybercab foi projetado sem volante nem pedais, a Tesla não poderá iniciar a produção e a comercialização antes de receber as primeiras homologações.

Design minimalista

Tal como os restantes modelos novos da Tesla, o interior do Cybercab é minimalista, disponibilizando apenas dois bancos e um grande ecrã central para o sistema de informação e comunicação, que é muito semelhante ao do Model 3 e Model Y.

À semelhança do Cybetruck, o exterior do Cybercab é dominado por uma faixa luminosa LED em toda a largura da secção frontal, transmitindo uma aspeto futurista. Algumas formas familiares da Tesla também pode ser observadas no exterior, incluindo os vincos acentuados no capot e os pronunciados ombros traseiros, semelhantes aos do Tesla Model Y.

Um elemento pouco habitual nos modelos da Tesla são as portas com abertura de gaivota, as quais, em teoria, devem facilitar as entradas e saídas do veículo. As rodas possuem tampões aerodinâmicos integrais para ajudar a aumentar a autonomia do robotáxi, enquanto na traseira pode ser vista uma barra luminosa sólida.

Com o carro foi desenhado para ser totalmente autónomo não há necessidade para espelhos retrovisores nem para óculo traseiro.

A Tesla não divulgou quaisquer informações relativas à linha motriz elétrica do Cybercab nem fez qualquer referência quanto à autonomia entre carregamentos.