Prevendo um potencial rival da Land Rover para o Mercedes Classe S, este Road Rover poderá garantir uma dinâmica mais apurada em estrada mas ainda assim permanecer fiel à herança off-road da marca britânica. A Land Rover é uma das marcas históricas do segmento SUV e agora que todos os outros fabricantes estão a "entrar no seu mundo", prepara-se para responder na mesma moeda e atacar outras áreas do mercado. Segundo avança a Autocar, o fabricante inglês vai lançar no início da próxima década um modelo mais próximo dos sedans e com motorização elétrica. A apresentação poderá vir a ocorrer no Salão de Los Angeles de 2019, em novembro, algo que se explica pelo facto da Califórnia, nos Estados Unidos, e a China serem dos mercados mais importantes para este modelo. Apesar de se manter fiel à herança "aventureira" da Land Rover, este modelo poderá vir a ganhar maiores capacidades dentro de estrada, algo a que não é alheia a utilização da motorização elétrica. A ideia passa por combater propostas como o Mercedes Classe S (aqui em embate híbrido com o Série 7 publicado este sábado), partindo da evidência de que nos segmentos de luxo extremo a transição de clientes para os SUVS tem sido mais baixa que nas restantes faixas do mercado. Por isso, este Road Rover deverá combinar as capacidades fora de estrada da marca com performances superiores, podendo dar posteriormente origem a toda uma linha de modelos mais orientados para a condução sobre o asfalto. A Autocar revela já os preços que este requintado modelo deve alcançar no Reino Unido, e que devem ser próximos dos 100000€ (e provavelmente mais altos em Portugal). A escolha do nome Road Rover segue a mesma filosofia implementada recentemente com o Velar, evocando um protótipo antigo da marca. Neste caso o concept Road Rover de 1951, uma carrinha que serviu de inspiração para o primeiro Range Rover. Mas este modelo representar a passagem entre o passado e o futuro, integrando uma gama de veículos elétricos do Grupo Automóvel JLR juntamente com os Jaguar I-Pace e XF. Esta aposta deve mesmo ser desenvolvida em paralelo com a nova geração do XF, contando com uma nova plataforma em alumínio desenvolvida a pensar nos modelos de emissões 0. Já preparada para incorporar as baterias e componentes destes modelos, a ideia passa por utilizar motores elétricos nos dois eixos para garantir tração integral. A capacidade da suspensão alterar a distância ao solo vai manter intacta a herança off-road da marca, mas este Road Rover deve obter performances mais elevadas em estrada, como a capacidade para atingir os 100 km/h em menos de cinco segundos, e conseguir oferecer uma autonomia de 500km. Fonte: Autocar