Numa altura em que é já conhecida a vontade de estrear-se na Europa, a norte-americana Rivian apresentou as futuras "armas" com que promete, também no Velho Continente, disputar clientes com a conterrânea Tesla. Com o nome de R2 e R3, tratam-se de crossovers 100% elétricos, mais pequenos e acessíveis que a família de estreia R1, a que não faltará, sequer, uma variante mais off-road!
Para já com uma gama centrada num modelo inicial, o R1, declinado em duas variantes, um SUV de grandes dimensões denominado R1S e uma pickup de nome R1T, o fabricante de automóveis exclusivamente elétricos, sediado na Califórnia, apresenta, assim, aqueles que prometem ser as suas verdadeiras propostas de maior volume, também na Europa. Às quais não faltará sequer uma versão mais "picante", com três motores elétricos, apelidada R3X.
Começando, precisamente, por esta última variante, que foi também a maior surpresa na apresentação levada a cabo, destaca-se por recorrer a uma configuração idêntica a elétricos de patamares mais elevados, como é o caso do Lucid Air Sapphire ou do Tesla Model S Plaid, acrescida de uma imagem robusta e argumentos para "grandes aventuras", graças a soluções como os grossos pneus off-road, um interior totalmente configurável e um óculo traseiro que recolhe para dentro do portão, permitindo a entrada do Sol e Vento no habitáculo. A mesma funcionalidade, aliás, que se será esperar no R2 e que será o primeiro a chegar ao mercado.
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Apresentado juntamente com a sua versão mais convencional, este R3X está já a ser desenvolvido, segundo o fabricante, com "o foco" também no espaço destinado aos passageiros e à bagagem. Graças, entre outros predicados, à presença de uma bagageira sob o capot dianteiro, bem como uma série de espaços de arrumação interiores.
Sobre o modelo que lhe estará na base, o R3, a Rivian diz apenas que será um crossover muito mais pequeno e acessível que a gama R1, ainda que socorrendo-se dos mesmos fundamentos e resumo dinâmico. Isto, apesar de se anunciar 135 mm mais curto que o também apresentado R2 (deverá medir apenas 2,8 metros), além de ostentar um perfil muito mais próximo de um hatchback familiar, do que de um verdadeiro crossover.
Ao mesmo tempo e porque diz ter aprendido lições valiosas com a sua primeira gama, nomeadamente, quanto ao facto de todas as variantes terem conhecido atrasos substanciais no lançamento, o fabricante norte-americano prefere não avançar datas para o lançamento deste R3.
Rival do Tesla Model Y…
Finalmente e já sobre o R2, o modelo que verdadeiramente estava na base desta apresentação, a Rivian revelou que terá dimensões aproximadas à do Tesla Model Y, com cerca de 4,7 m de comprimento, 1,7 de altura e 2,9 m de distância entre eixos, às quais acrescentará três motorizações elétricas, capazes de garantir o equilíbrio ideal entre desempenho e capacidade off-road.
No caso das versões mais básicas, com um só motor elétrico, montado no eixo traseiro, ou então com dois motores e tracção às quatro rodas, além da versão de topo, R3X, com três motores, um dos quais a funcionar como unidade de propulsão adicional, nas rodas traseiras.
Quanto às baterias que surgirão no apoio aos motores, o fabricante promete duas opções, embora com a garantia de que ambas terão uma densidade de energia maior do que a usada na pickup R1T e no SUV R1S. Sendo também capazes de carregar de 10 a 80% da capacidade, em menos de 30 minutos.
Todas a versões do Rivian R2 deverão ser capaz de cumprir mais de 300 milhas (acima de 480 km) com uma só carga, enquanto as mais rápidas surgirão também aptas para cumprir a aceleração dos 0 aos 96,5 km/h, em menos de 3 segundos.
… E a apontar também ao Volkswagen ID.4
Finalmente, este crossover promete ainda melhor desempenho na condução autónoma, graças à presença de 11 câmaras, cinco radares e um computador de bordo mais potente que o do R1, mas que, ainda assim, não impedirá de apresentar um preço de referência de 45 000 dólares (pouco mais de 41 mil euros). O que também faz prever que, uma vez aplicados os custos de exportação e homologação, venha a apresentar-se, na Europa, com um valor em linha com o do Model Y ou do Volkswagen ID.4.
"Tanto com o R2, como com o R3, o nosso objetivo obsessivo é permanecermos fiéis aos atributos do produto Rivian e, ao mesmo tempo, torná-lo acessível a muito mais pessoas", comentou, na apresentação, o diretor de design da Rivian, Jeff Hammoud.
Quanto ao lançamento destes novos produtos no mercado, as previsões são de que o primeiro, o R2, possa estar disponível nos EUA em 2026, seguindo-se a introdução na Europa pouco depois.