Numa altura em que a Tesla começa a preparar o terreno para a chegada da sua pickup, a Cybertruck, a Rivian, outro dos jovens fabricantes norte-americanos de automóveis elétricos, acaba de ver tornados públicos alguns aspectos técnicos relacionados com uma inovadora tecnologia de baterias e carregamento. E que, caso chegue ao mercado, fará da pickup 100% elétrica Rivian R1T, o veículo elétrico mais rápido do mercado, a carregar as baterias!
A certeza, avança o site Inside EVs, deriva do inovador sistema de baterias e respectivo carregamento, desenvolvido pela Rivian, cuja patente a startup entregou já para registo.
LEIA TAMBÉM
Nikola Badger. A pickup que promete humilhar a Tesla Cybertruck
Segundo esta nova tecnologia, que tem por base um sistema de baterias configurável, a integração de um pack de baterias de 400V na pickup R1T, permitir-lhe-á suportar carregamentos na ordem dos 800V. Sendo que, a partir daí, basta subir a capacidade máxima das baterias para, por exemplo, 450V, para que a potência máxima de carga aumente para 900V.
Esta solução, que a nova tecnologia da Rivian avança como possível, permitirá, assim, que, com o subir das potências máximas de carregamento nos pontos de carga, o tempo que demora a carregar um veículo, seja cada vez menor. E, claro, com os modelos da Rivian à cabeça!
Embora a startup norte-americana se recuse, pelo menos, para já, a revelar mais sobre esta nova tecnologia, a verdade é que a companhia já admitiu, publicamente, que os sistemas elétricos dos seus carros, serão capazes de suportar cargas até 300 kW. Restando agora saber se fica por aqui...
Aliás, mesmo ficando pelos 300 kW, a verdade é que este valor não deixa de ser surpreendente, especialmente, quando comparado com aquelas que são as referências atuais do mercado. A começar, pelo Porsche Taycan, cujo sistema elétrico não suporta potências acima dos 270 kW, ou até mesmo o Tesla Model 3, cuja potência máxima de carregamento não ultrapassa os 250 kW.
Uma pickup e um SUV a caminho
Entretanto, a Rivian continua na fase de desenvolvimento, quer da pickup, quer do seu primeiro SUV, com três filas de bancos, a que deu o nome de R1S. Duas propostas que, segundo alguns rumores, deverão chegar ao mercado com uma autonomia acima dos 640 quilómetros, graças à utilização de pack de baterias de "apenas" 180 kWh.
Embora e nestes casos, a Rivian tenha já garantido que, os veículos, deverão ser capazes de recarregar energia suficiente para fazer mais cerca de 320 quilómetros, com um carregamento de apenas 30 minutos. Isto, desde que feito num ponto de carga rápida, com potências até 160 kW.