Até aqui centrado nos hiperdesportivos 100% elétricos, o fabricante croata Rimac prepara-se agora para entrar num novo sector do negócio automóvel, com a criação do seu primeiro serviço de robotáxis, ou seja, veículos 100% autónomos de transporte de passageiros. Para arrancar até 2026.
A notícia é avançada pela britânica Autocar, que, inclusivamente, garante que parte deste novo modelo de negócio será desenvolvido no Reino Unido, também com o apoio da sul-coreana Kia.
Conhecida até aqui enquanto um fabricante exclusivamente de hiperdesportivos elétricos, dos quais o Nevera, hoje em o automóvel elétrico mais veloz do mundo, é o modelo mais emblemático, a Rimac garante ver neste projecto, a que deu o nome de Project 3 Mobility, a forma de "mudar a vida de mais pessoas". Mais concretamente, fornecendo mobilidade urbana zero emissões de fácil acesso.
Em declarações à mesma publicação, o fundador da Rimac, Mate Rimac, defendeu que, enquanto o Nevera serve um propósito importante mas diferente, que é o de funcionar como um produto de imagem e de referência para a marca croata, este novo projecto baseia-se num "carro, mas de um tipo totalmente diferente", que "poderá mudar a forma como as pessoas se movimentam nas cidades". Isto, através de um serviço que o gestor defende que, embora possa ser premium, "não terá, forçosamente, de ser caro ou chique".
Apesar de assumir que os detalhes relativamente ao projecto são ainda escassos, a Autocar garante que o serviço de robotáxis da Rimac deverá funcionar sem qualquer intervenção humana, operando no seio de toda uma infraestrutura que o fabricante está a desenvolver conjuntamente com o veículo - centros de armazenamento, locais de estacionamento e carregadores.
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De resto, a mesma fonte avança que a empresa tem vindo a utilizar um Renault Espace como veículo de testes, o que pode indiciar o tipo de veículo e respectivas dimensões que a Rimac está a desenvolver. E que deverá apostar numa maximização do espaço interior, a par da eficiência do grupo motopropulsor elétrico.
Entretanto e até para evitar prejuízos, em termos de imagem, para as restantes marcas do grupo, como é o caso não só da Rimac, mas também a Bugatti, a empresa croata decidiu construir o Project 3 como marca independente dentro do portfólio do Grupo Rimac. Sediando-o na capital croata, Zagreb, ainda que com uma extensão nas instalações da Rimac Technology no Reino Unido, onde terá sido criada uma nova estrutura de Pesquisa e Desenvolvimento, com cerca de 100 engenheiros.
"O objectivo passa por sediar a produção dos veículos e de um grande números de componentes na Croácia, de onde depois serão exportadas dezenas de milhar de unidades por ano, para locais onde o serviço de robotáxis seja prestado", explicou Mate Rimac.
Negociações já começaram
Entretanto, a empresa croata estará já em negociações com cerca de 20 cidades europeias e do Médio Oriente, visando dar a conhecer este novo serviço, que a Rimac pretende comercializar depois de uma primeira experiência-piloto, que terá lugar em Zagreb.
As ambições do fabricante é que este primeiro passo possa ficar concluído até 2026, de forma a que, apenas um ano depois, o projecto possa ser implementado na Alemanha e Reino Unido.