A conquista de Nürburgring está ao rubro. Desta feita, foi o mais recente hiperdesportivo elétrico da croata Rimac Automobili, o Nevera, que acaba de fixar um novo recorde de volta mais rápida ao circuito alemão. Aguarda-se, agora, resposta dos rivais directos.
Depois da conquista do ceptro de veículo elétrico de produção mais rápido do mundo, o Rimac Nevera soma, assim, mais um troféu ao seu cada vez maior pecúlio, sendo que, desta feita, é o título de elétrico mais rápido no icónico traçado alemão de Nürburgring.
Segundo divulgou a própria Rimac Automobili, que inclusivamente realizou um vídeo do momento, agora também tornado público, o Nevera conseguiu cumprir uma volta rápida ao traçado de cerca de 20,6 quilómetros em sete minutos, cinco segundos e 298 milésimos de segundo (7:05.298 minutos).
Com este tempo, o hiperdesportivo elétrico croata retirou 20 segundos à marca feita pelo anterior detentor da volta mais rápida, o Tesla Model S Track Pack. Modelo elétrico que, recorde-se, havia registado, no mesmo traçado, o tempo de 7:25,231 minutos.
O tempo do Nevera foi realizado com o piloto Martin Kodric ao volante e com o carro a recorrer, como único componente que não faz parte do equipamento de série, a pneus Michelin Cup2R.
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Apesar da impressionante marca final alcançada, Kodric não deixou de destacar as dificuldades sentidas ao longo de todo o processo, com "condições meteorológicas verdadeiramente desafiantes ao longo da semana em que levamos a cabo os treinos", sendo que, "o dia escolhido para tentar o recorde acabou sendo um dos mais quentes que a pista já conheceu este verão".
Ainda assim e apesar destas dificuldades, o Nevera, que se apresenta como um "confortável hiper GT", conseguiu ser "devastadoramente rápido", concluiu o piloto croata.
Já Mate Rimac, fundador e CEO da Rimac Automobili, defendeu, após a conquista da volta mais rápida, que, "o Nevera veio, de certa forma, reinventar o mundo dos hiperdesportivos, ao trazer novas tecnologias, capacidades e níveis de desempenho. No entanto, a forma mais fácil de demonstramos tudo isto é derrubando recordes e foi exactamente isso que temos vindo a fazer ao longo de 2023, por diversas vezes".
Vale a pena recordar que o Rimac Nevera recorre a um trem de força composto por quatro motores, os quais geram, em conjunto, 1,4 megawatts de potência, ou seja, 1.903 cv de potência. Valor a que se junta ainda um binário máximo de 2.360 Nm, graças, igualmente, à energia fornecida por uma bateria de 120 kWh.
Ainda longe da combustão
Finalmente e apesar de ter suplantado os tempos de propostas como o Tesla Model S Track Pack ou o Porsche Taycan Turbo S (7:33,350 minutos), a marca feita pelo Nevera está ainda distante de voltas mais rápidas feitas por hiperdesportivos a combustão como o Mercedes-AMG One (6:35.18 minutos), o Porsche 911 GT2 RS (6:43.30 minutos) ou o Mercedes-AMG GT Black Series (6:43.62 minutos).