Cumprida a fase de desenvolvimento, a elétrica Rimac apresentou, esta terça-feira, o segundo hiperdesportivo do seu portfólio, até aqui conhecido como C_Two. E que, além do verdadeiro nome com que será lançado - Nevera -, anuncia, ainda, uma potência máxima de 1.914 cv, capaz de garantir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 1,97s! Preço: dois milhões de euros.
Versão de produção de um hiperdesportivo 100% elétrico que o pequeno fabricante croata Rimac Automobili começou a desenvolver há mais de três anos, o Rimac Nevera - nome croata dado a uma das tempestades que atingem o Mediterrâneo - anuncia-se, contudo, como uma evolução muito significativa do concept revelado ainda em 2018. A começar, na aerodinâmica, capítulo em que o fabricante anuncia melhorias na ordem dos 34%, face ao protótipo.
Entre estas alterações, estão, segundo a Rimac, o perfil do capot dianteiro, a forma dos pilares e o desenho dos difusores, spoilers e radiadores, sempre com o objectivo de melhorar a passagem do ar e a downforce.
Ao mesmo tempo, os engenheiros operaram, ainda, melhorias nas entradas e circuitos de refrigeração, capazes de aumentar a eficiência, em 30%, tanto do circuito de travagem, como do sistema de propulsão, quando a velocidades mais baixas. Mas também em cerca de 7%, quando a velocidades elevadas.
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Contudo e ainda segundo o fabricante, a maior evolução estará, mesmo, nos inúmeros elementos aerodinâmicos activos, capazes de permitir ao condutor alternar entre muita downforce (High Downforce) e pouca downforce (Low Drag). Beneficiando, desta forma, da melhor configuração aerodinâmica, em todas as situações.
Dados fornecidos pela Rimac revelam que, quando em 'Low Drag', o Nevera consegue reduzir o coeficiente de arrastamento em 17,5%, fixando-o em 0.3, ao passo que, com o 'High-Downforce' activado, o hiperdesportivo 100% elétrico consegue aumentar o nível de downforce em 326%!
Quatro motores elétricos a debitarem quase 2.000 cv!
Passando ao sistema de propulsão, o Rimac Nevera recorre a quatro motores elétricos feitos à medida, cada um instalado numa roda, a produzirem, em conjunto, uma potência máxima combinada de 1.914 cv e um binário máximo de 2.360 Nm. Sendo que, para alimentar os quatro motores, está presente um pack de baterias de 120 kWh feito à medida e segundo o desenho de um 'H', composto de lítio/magnésio/níquel e com refrigeração líquida. Ao qual é atribuído uma autonomia elétrica de 550 km, já segundo o ciclo WLTP.
Em termos de prestações, a promessa de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 1,97 segundos, assim como o atingir dos 300 km/h em 9,3s. Tudo isto, com o ponteiro da velocidade a terminar nos 412 km/h.
A Rimac garante, ainda, que, o monocoque em fibra de carbono do hiperdesportivo Nevera é, igualmente, um dos mais avançados da atualidade, já que foi concebido para integrar o pack de baterias numa "estrutura extremamente resistente, com uma rigidez torcional que atinge os 70,000 Nm/graus.
Aliás, só o pack de baterias, garante, por si só, 37% da rigidez torcional do monocoque, ao mesmo tempo que, ao surgir perfeitamente integrado no piso do hiperdesportivo, acaba contribuindo par,a não somente um baixo centro de gravidade, como também para uma excelente distribuição de pesos, traduzida num valor de 48 à frente e 52 atrás.
Por outro lado e porque o objectivo, no modelo, passava por conjugar as qualidades de um Grand Tourer, com a precisão e eficácia de uma proposta direccionada para as pistas, a Rimac deu, também, uma atenção especial à calibração do sistema de modos de condução. O qual contempla um total de sete opções: Sport, Drift, Comfort, Range, Track, além de mais dois modos, a permitirem a personalização, de forma a que o condutor possa desfrutar do Nevera, segundo as suas preferências.
Um instrutor de pilotagem à disposição
De resto, o modelo conta, ainda, com aquele que será o primeiro Assistente de Condução, com base em Inteligência Artificial, e que é capaz de, não só avaliar a performance do condutor, como também ajudar a melhorar o seu desempenho em pista.
Para tal, o Nevera integra um total de 12 sensores ultra-sónicos, 13 câmaras, 6 radares e um sistema operativo Pegasus da tecnológica NVIDIA, capaz de analisar circuitos em tempo real, para, em seguida, oferecer orientação áudio e visual, de forma a ajudar o condutor a aperfeiçoar as suas trajectórias, pontos de travagem e aceleração, assim como direcção.
Contudo, importa também referir que o sistema só estará 100% operacional em 2022, mediante a instalação de uma atualização do sistema Over-The-Air (OTA), para os carros já entregues.
Ambiente tecnológico
Passando ao habitáculo do Rimac Nevera, a garantia da presença de três ecrãs digitais de alta definição: um na forma de painel de instrumentos, outro como parte do sistema de info-entretenimento e, um terceiro, para o passageiro. Sendo que, o tablier, integra ainda controlos e interruptores rotativos em alumínio, procurando assim combinar as sensações analógicas com a tecnologia digital presente a bordo.
Sobre a habitabilidade, a Rimac anuncia que o Nevera oferece espaço suficiente para dois ocupantes com os respectivos fatos de competição, mais bagagens, numa clara alusão à versatilidade do modelo.
De resto e a par destes equipamentos, a Rimac promete oferecer, ainda, uma extensa lista de opcionais e soluções de personalização, capazes de garantir um Nevera verdadeiramente único, a cada cliente. Ao mesmo tempo que garante que o hiperdesportivo 100% elétrico disporá de várias derivações - GT, Signature e Timeless, são apenas algumas das já esperadas... -, e até mesmo de algumas unidades feitas à medida.
Um hiperdesportivo que coloca a fasquia ainda mais alta
"Preparado, tanto para o uso diário, como para fazer uso dos 1914 cv, o Nevera prova tudo aquilo que é possível conseguir, quando não há restrições em termos de tecnologia, desenvolvimento ou ambição", comenta Mate Rimac, fundador e CEO da Rimac Automobili. Acrescentando que, "apresentamos um automóvel que projecta o mercado dos hiperdesportivos para um nível ainda mais alto, ao recorrer a todo o potencial do seu sistema de propulsão elétrico e que prova aquilo que sempre dissemos - que o hiperdesportivo elétrico, na forma do Nevera, é, não só emocionante, nomeadamente em pista, como consegue mimar, cruzando continentes."
A terminar, recordar apenas que a Rimac Automobili tem previsto construir apenas 150 unidades do hiperdesportivo Nevera, com cada um dos carros a ter como preço de entrada os dois milhões de euros.