Renting Finders e Leasys. Acordo de exclusividade para TVDE é um sucesso

A Renting Finders e a Leasys estabeleceram um acordo de exclusividade para a intermediação de contratos de renting para o mercado TVDE.

A Renting Finders e a gestora de frotas Leasys estabeleceram um acordo de exclusividade para a intermediação de contratos de renting para o mercado TVDE. O primeiro balanço desta parceria é considerado como bastante positivo.

A Renting Finders e a Leasys estabeleceram um acordo de exclusividade, em abril do ano passado, para o mercado de TVDE, atuando a primeira como entidade financeira intermédia. Passados oito meses, o primeiro balanço da parceria é considerado um "sucesso" e as perspetivas no primeiro semestre de 2023 "antecipam resultados conjuntos excelentes".

Segundo a Renting Finders, entre maio e dezembro foram contratadas cerca de 400 viaturas em renting para o serviço de transporte individual em veículo descaraterizado e entre janeiro e abril de 2023 já foram aprovados ou em estão em aprovação contratos relativos a cerca de 600 viaturas.

Do total de contratos para TVDE, cerca de 38% são de viaturas elétricas, o que está em linha com a tendência atual de eletrificação do parque automóvel.

"Foi há precisamente um ano que decidimos explorar esta vertente do negócio automóvel, com diferentes operadores de TVDE, contando, para o efeito, com o contributo da Leasys SPA Portugal como intermediária financeira, num formato de exclusividade", refere Anderson Miranda, country manager, Renting Finders Portugal. 

"Se os primeiros resultados, alcançados num período de oito meses, foram bastante sólidos, os que temos neste momento, já firmados ou em carteira, mostram-se deveras promissores, num todo que irá contribuir para o crescimento e fortalecimento da Renting Finders como plataforma de excelência de soluções de renting, face às alternativas mais tradicionais do mercado, em linha com os ambiciosos objetivos definidos para Portugal", acrescenta o country manager desta empresa especializada na intermediação de contratos de renting.

Prioridade às empresas

Ao contrário de 2022 em que a aposta da Renting Finders passava por ambas as vertentes de clientes TVDE - particulares e empresarias -, este ano a estratégia da Leasys  está dirigida apenas ao segundo grupo, mesmo que com empresas recém-criadas, com o suporte, garante ou aval dos sócios enquanto particulares, ou seja adaptando-se às exigências das plataformas de TVDE em termos contratuais. 

Numa fase do mercado em que alguns operadores abrandaram a sua aposta nesta atividade, alguns até abandonando na totalidade, a Leasys e a Renting Finders fizeram uma clara aposta neste segmento, dando às entidades que se mantiveram no mercado margem de manobra na contratação dos chamados serviços mínimos, como sejam os pagamentos do Imposto Único de Circulação (IUC), das despesas com as Inspeções Periódicas Obrigatórias (IPO) ou até ao nível da Gestão de Multas.

Otimização de custos

"Ao fazê-lo, permitimos-lhes otimizar custos e tempos no que concerne à manutenção preventiva e corretiva das viaturas e até um preço de seguros mais ajustados aos seus contratos, visto que somos contactados por grandes operadores de TVDE que já têm uma rede de parceiros protocolada para os serviços adjacentes à sua atividade, permitindo-lhes, assim, uma otimização de tempo em imobilização de viaturas em reparações, bem como em termos financeiros", explica Andersson Miranda.

Esta iniciativa conjunta e exclusiva entre a plataforma de renting e a intermediária financeira permitiu, dentro do setor dos TVDE, alavancar a desvinculação de vários motoristas que trabalhavam em situações precárias – a recibos verdes, presos a elevadas comissões a dar às empresas detentoras de grandes frotas, com rendas semanais muitíssimo elevadas – permitindo-lhes a transformação em microempresários, um processo que, em paralelo, ajudou também a impulsionar o investimento nacional e o tecido empresarial.

"Temos alguns casos que começaram com duas viaturas e que hoje, fruto dos resultados financeiros apresentados, aumentaram as suas frotas para cerca de 30 viaturas; num caso em específico opera agora uma frota com nada menos do que 89 viaturas", acrescentou Anderson Miranda.

Processo digital

No âmbito desta parceria com a Leasys, a Renting Finders é responsável pelo lançamento da campanha, captação do lead e a comercialização e elaboração da proposta. Além disso também disponibiliza um aconselhamento personalizado a cada cliente de acordo com as suas necessidades, sem lhe imputar custos adicionais. 

Toda a gestão do processo é efetuada pela sua equipa comercial, da aprovação à entrega da viatura ou da frota, e a prestação de um serviço especializado de Apoio ao Cliente durante toda a vigência do contrato, estando apta a esclarecer qualquer questão relacionada com o contrato, a viatura, pagamentos, etc. 

No que se refere à Leasys, como intermediária financeira, esta lida com o processo de aprovação do negócio, mediante a análise da documentação a apresentar, materializando, depois, o contrato, depois com uma gestão ordinária do dia-a-dia feita em conjunto com a Renting Finders.

LEIA TAMBÉM
Stellantis vai adquirir operação da ALD em Portugal

À imagem dos restantes contratos, todo o processo pode ser realizado integralmente em ambiente 100% digital, por via da plataforma dedicada, permitindo-se, assim e entre outros, adequar planos flexíveis de quilometragem e um leque coberturas exclusivas, que protegem os utilizadores em caso de impedimentos de pagamentos e cancelamentos justificados, entre outras propostas inerentes às viaturas contratadas. 

A contratação de uma viatura em renting é efetuada de forma rápida e simples, sem entrada inicial nem comissões adicionais, num pacote do tipo tudo incluído, associado a uma única renda mensal fixa.