Renovado Skoda Enyaq disponível a partir 44 mil euros

O Skoda Enyaq recebeu uma atualização profunda, que compreendeu a adoção de um estilo exterior inspirado no novo Elroq e uma revisão do seu sistema de informação e comunicação. Preços começam nos 44 mil euros.

O SUV elétrico da Skoda ganha a nova secção frontal Tech-Deck Face que fez a sua estreia no Vision 75 concept de 2022, que compreende um painel em plástico preto brilhante, as letras Skoda em substituição do logotipo no capot.

Outra novidade é a Light Band com zonas finas e verticais iluminadas a LED, a qual se encontra posicionada acima da Tech-Deck Face, liga visualmente as unidades de luz superiores dos faróis LED Matrix. Duas unidades LED marcantes nos módulos inferiores proporcionam uma nova interpretação horizontal do visual noturno de quatro olhos que se tornou uma imagem de marca dos SUV da Skoda.

A nova secção frontal é mais aerodinâmica, graças a uma redução do coeficiente de 0.257 para 0.245 para o Enyaq e de 0.240 para 0.229 para o Coupé, batendo assim os 0.230 do que o Tesla Model Y.

A redução do coeficiente aerodinâmico permitiu aumentar ligeiramente a autonomia oficial que no Coupé se situa entre os 427 quilómetros da versão 60 e os 586 quilómetros da 85.

Duas opções de bateria

Além da nova secção frontal, a Skoda também fez uma revisão da linha motriz do Enyaq.  A versão de entrada 50 com bateria de 52 kWh, potência de 170 cv e autonomia de 376 km acabou, sendo substituída pela 60, a qual tinha sido descontinuada no ano passado.

Com capacidade útil da bateria de 59 kW e motor traseiro de 204 cv (150 kW) permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,1 segundos. Pode receber carregamentos em corrente contínua até 160 kW, permitindo recuperar entre 10% a 80% do nível de carga em 24 minutos.

As versões de tração traseira 85 e tração integral 85x continuam disponíveis, oferecendo a mesma potência de 285 cv (210 kW). A versão RWD é a que permite percorrer uma maior distância entre carregamentos, até 586 quilómetros, enquanto AWD assegura um alcance ligeiramente menor, até 549 quilómetros devido à menor eficiente do sistema de tração à quatro rodas.

As versões 85 e 85x permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 6,7 segundos e aceitam carregamentos em corrente contínua até 175 kW, sendo possível recuperar entre 10% a 80% da capacidade em 28 minutos. Todas as versões possuem carregador de bordo de 11 kW.

Materiais sustentáveis

O novo Enyaq continua a oferecer um amplo espaço interior para os passageiros, complementado por uma bagageira de capacidade generosa, que, no Coupé, oferece uma capacidade de 570 litros aos 1610 litros.

Entre as novidades destaque para o volante redesenhado que agora apresenta a inscrição Skoda em vez do logótipo da marca e é aquecido. O Cockpit Digital de 5 polegadas e o ecrã central para o sistema de comunicação e entretenimento são de série. Um head-up display com realidade aumentada está disponível como opção, como parte de um pacote de equipamento.

Os seus interiores são caracterizados por um design intemporal, controlos intuitivos e equipamento de série completo. Refletindo a nova linguagem de design Modern Solid, o Design Selection Lodge confere um apelo fresco e colorido, com costuras contrastantes e cintos de segurança especiais em laranja.

O interior Design Selection apresenta uma inovação sustentável, com estofos dos bancos fabricados em TechnoFil que contêm 75% de fios obtidos a partir de redes de pesca inutilizadas, restos de tecido de fábricas e tapetes velhos. Os restantes 25% são compostos por poliéster. Os estofos predominantemente cinzentos-escuros do novo Design Selection Lounge apresentam revestimentos dos bancos feitos de uma combinação de pele artificial e microfibra Suedia com novas costuras contrastantes em verde-claro.

No interior Design Selection Suite, os revestimentos dos bancos surgem numa mistura de pele preta e pele artificial com costuras castanhas. No interior Eco Suite Design Selection, a pele cor de conhaque é curtida através de um processo ecológico que utiliza extratos de folhas de oliveira, permitindo a utilização eficiente de folhas de oliveira, consideradas resíduos noutras indústrias de transformação. Os bancos eletricamente ajustáveis em ambas as versões Suite têm agora também uma função de ventilação.

As encomendas para o novo Enyaq já abriram nos principais mercados europeus, com preços a começar em cerca de 44 mil euros.