O renovado DS 7 só chega a Portugal em novembro, com as primeiras entregas agendadas para fevereiro de 2023, mas já o conduzimos pelos arredores de Nice. O destaque vai para a nova motorização DS 7 E-Tense 4X4 360
Como publicámos no início de agosto, juntamente com a gama e respetivos preços, o DS 7 recebeu uma renovação de metade do ciclo de produto. Trata-se de uma atualização maioritariamente estética e de conteúdos tecnológicos, com a motorização híbrida DS 7 E-Tense 4X4 360 a assumir o protagonismo por ser a verdadeira novidade da gama.
Desenvolvido em estreita parceria com a DS Performance, o renovado DS 7 E-Tense 4X4 360 representa o expoente máximo do espírito Grand Tourisme da DS. Combina o conforto que se tornou numa imagem de marca do SUV compacto francês, com um motor híbrido de 360 cv e tração integral.
Motor de 360 cv
A unidade motriz associa um bloco 1.6 a gasolina, com quatro cilindros e 200 cv, a dois motores elétricos. Um instalado no eixo dianteiro com 100 cv e outro no traseiro com 112. No conjunto garantem a tração integral e uma potência combinada de 360 cv.
Alimentados por uma bateria de 14,2 kWh, os motores elétricos permitem circular em modo EV durante 57 km em ciclo combinado ou até 62 km em ambiente urbano. A velocidade máxima do modo 100% elétrico é de 140 km/h. com esta motorização, o renovado DS 7 E-Tense 4X4 360 anuncia consumos de 1,8 l/100 km.
Tração integral
Estávamos prontos para testar os 5,6 segundos do sprint até aos 100 km/h e os 25,4 segundos do quilómetro de arranque, mas o clima trocou-nos as voltas. Sentámo-nos ao volante do renovado DS 7 E-Tense 4X4 360 no primeiro dia de chuva depois de um verão particularmente seco.
As primeiras águas transformaram três meses de pó em manteiga. Apesar de desafiante, a condição escorregadia do piso evidenciou a superior capacidade de tração da versão 4X4. O reconhecimento do trajeto foi feito com o renovado DS 7 E-Tense 225, com motor a gasolina de 180 cv e motor elétrico de 110 cv.
Confortável e requintado
Com a tração limitada ao eixo dianteiro, a motorização híbrida base tem uma dificuldade natural em colocar os 225 cv no chão. A luz do controlo de tração e estabilidade não tem descanso. Já no renovado DS 7 E-Tense 4X4 360 distribui os 520 Nm de binário entre os dois eixos de forma a garantir uma progressão suave.
As jantes de 21'' não são as melhores aliadas do conforto, mas ficam muito bem ao renovado DS 7 E-Tense 4X4 360. Esperamos por estradas secas ou mais bem lavadas para perceber as reais capacidades da nova motorização do DS 7. Para já confirmamos a impressão de conforto e requinte que faz do DS 7 o segundo SUV Premium PHEV mais vendido do segmento C.