Renault mantém-se líder de vendas em 2019… mas com rivais a crescer

Em ano de queda nas vendas, a Renault mantém-se como a marca líder, em Portugal, em 2019. Ainda que recuando no número de automóveis vendidos face a 2018.

Em ano de queda nas vendas, a Renault manteve-se como a marca que mais automóveis vendeu, em Portugal, em 2019. Ainda que, dos três primeiros, tenha sido a única que perdeu terreno…

Depois de um ano de 2018 com um total de 31.215 unidades transacionadas, a Renault terminou 2019 com uma queda de 7,1% no número de automóveis vendidos. Contabilizando, segundo revelam os dados divulgados pela ACAP - Associação Automóvel de Portugal, relativos a 2019, um total de "apenas" 29.014 unidades.

No entanto e apesar da perda de 2.201 carros na vendas, a Renault manteve-se, no último ano, como a marca mais vendida entre nós, relegando para os lugares abaixo no pódio, não somente a rival francesa Peugeot, como a não menos surpreendente Mercedes-Benz.

Líder crónica do mercado nacional de ligeiros de passageiros, a Renault voltou a, em 2019 e mesmo com uma quebra nas vendas, bater a concorrência em Portugal
Líder crónica do mercado nacional de ligeiros de passageiros, a Renault voltou a, em 2019 e mesmo com uma quebra nas vendas, bater a concorrência em Portugal

Na peugada do líder... e a crescer

Embora suplantadas pela Renault, Peugeot e Mercedes-Benz conseguiram, ainda assim e ao contrário do fabricante do losango, não só manter, como aumentar as vendas. Terminando o último ano com, respetivamente, 23.668 e 16.561 unidades transacionadas.

Distintos, estes números superam, em ambos os casos, os registos de ambas as marcas, em 2018. Ano que a Peugeot terminou com 22.977 unidades vendidas, ao passo que a Mercedes-Benz e 16.464 carros vendidos em 2018.

Sustentada numa ampla gama de modelos, a Peugeot garantiu, em 2019, a vice-liderança do mercado nacional... mantendo, inclusivamente, a tendência de crescimento nas vendas
Sustentada numa ampla gama de modelos, a Peugeot garantiu, em 2019, a vice-liderança do mercado nacional... mantendo, inclusivamente, a tendência de crescimento nas vendas

Hyundai e Lamborghini são as que mais cresceram

Embora lá mais para o fundo da tabela, dois construtores em planos diametralmente opostos - Hyundai, entre os generalistas, e Lamborghini, entre os mais exclusivos –, acabaram dividindo, em 2019, o título de construtor com maior subida nas vendas.

Com um total de 6.144 unidades transacionadas, a Hyundai, na 14.ª posição do ranking, registou uma subida de 33,4% nas vendas, cotando-se como o construtor generalista que mais cresceu.

Já entre as marcas premium e hiperexclusivas, destaque para a prestação da italiana Lamborghini, que, depois de ter vendido apenas sete carros em 2018, terminou o último ano com um total de 19 unidades transacionadas entre nós.

O Lamborghini Urus tem sido um dos grandes responsáveis pelo crescimento das vendas da marca italiana. Tanto em Portugal, como no estrangeiro
O Lamborghini Urus tem sido um dos grandes responsáveis pelo crescimento das vendas da marca italiana. Tanto em Portugal, como no estrangeiro

Ainda neste capítulo, referência para a prestação da Porsche em 2019, a qual terá conseguido, no ano transacto, uma subida nas vendas de 188,1%, ao passar dos 260 carros em 2018, para 749 em 2019.

Único senão, ainda segundo os dados da ACAP – a subida da marca de Estugarda acontece sem que exista a certeza quanto ao número exacto de unidades vendidas, em Portugal, em 2018.