Renault reinventa-se. Luca de Meo quer operar a mudança com dois novos EV

Agora sob uma nova liderança, a Renault prepara uma ampla revisão dos seus modelos, a par da introdução de dois novos Veículos Elétricos.

Agora sob uma nova liderança, a francesa Renault prepara uma ampla revisão dos seus modelos. Centrada, desde logo, em dois novos Veículos Elétricos (EV), além dos seus modelos para o segmento C.

Motivada, também, pela nova reestruturação, não apenas da Renault, mas de toda a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a qual foi anunciada no início do ano, esta revisão deverá levar, desde logo, a uma maior partilha de plataformas, tecnologia e meios de produção, entre as marcas do grupo. Isto, de forma a garantir maiores níveis de eficiência.

A par deste facto, previsto está, igualmente, que a Renault assuma liderança na Europa, agora sob as ordens de um novo líder, o italiano Luca de Meo, o qual já começou, de resto, a fazer uma revisão daquela que é a gama da marca do losango. Sendo que o objectivo é, segundo avança a britânica Autocar, conseguir dar a volta a uma empresa que, só na primeira metade de 2020, registou perdas a rondar os sete mil milhões de euros.

O Morphoz Concept servirá de inspiração para os futuros veículos elétricos da Renault
O Morphoz Concept servirá de inspiração para os futuros veículos elétricos da Renault

De resto, um dos primeiros resultados desta parceria foi a plataforma para veículos elétricos CMF-EV, estreada no recentemente desvendado Nissan Ariya. E que servirá de base para os próximos SUV da Renault e da Nissan.

No caso específico da Renault, a Autocar avança que a CMF-EV dará origem a dois modelos, o primeiro dos quais, tendo por base o Morphoz concept desvendado na última primavera.

Embora com dimensões idênticas às do Kadjar, este modelo apresentará uma distância ao solo menor que a do atual SUV, devido, também, a questões aerodinâmicas. Isto, para que o modelo elétrico consiga oferecer a maior autonomia possível, de forma a abarcar o maior número de clientes.

LEIA TAMBÉM
E-Tech. Eis os novos modelos híbridos da Renault

"Chegámos à conclusão de que existe espaço na gama abaixo do Zoe, mas principalmente, acima do Zoe", comenta, em declarações à publicação britânica, o responsável da Renault pelos Veículos Elétricos (EV), Gilles Normand. Acrescentando que "as pessoas começam a aperceber-se que os EV são seguros e agradáveis de utilizar, assim como podem ser utilizados em viagens muito mais longas que com os primeiros EV".

Ainda de acordo com este responsável, este novo modelo deverá oferecer uma autonomia a rondar os 550 km. Algo que, a acontecer, será uma nova meta no grupo, até porque o SUV elétrico mais recente da Aliança, o Nissan Ariya, fica-se pelos 498 km, já com pack de baterias de 87 kWh.

O Nissan Ariya é o primeiro modelo da Aliança a recorrer à nova plataforma para veículos elétricos CMF-EV
O Nissan Ariya é o primeiro modelo da Aliança a recorrer à nova plataforma para veículos elétricos CMF-EV

Finalmente e embora ainda não confirmado de forma oficial, um segundo EV, também inspirado no Morphoz Concept, deverá vir a nascer. Modelo que, acrescenta Normand, "será um crossover ou um SUV", com um posicionamento semelhante ao do Renault Captur e do Nissan Juke.

No entender os responsáveis da marca francesa, o facto de, tanto o anterior, como este modelo, utilizarem uma plataforma dedicada, criada especificamente para veículos elétricos, permitirá, a exemplo do que acontece com a rival Volkswagen e a sua MEB, não somente acelerar o desenvolvimento destas novas propostas 100% elétricas, mas também reduzir os custos, face aos rivais que utilizam bases originalmente criadas para veículos com motores de combustão, entretanto adaptadas. Desde logo, em termos de design exterior e aproveitamento no habitáculo.