O anunciado EV dos 20 000€. Futuro Renault Twingo será o kei car europeu

Depois do anúncio da intenção de lançar um elétrico abaixo dos 20 000€, a Renault revelou que esse elétrico será o novo Twingo.

Depois da confirmação da intenção de lançar um elétrico abaixo dos 20 000 Euros, a Renault revelou que a concretização desse objectivo será feita, afinal, com um novo Twingo: elétrico, eficaz, produzido na Europa... e com um preço recorde!

Numa altura em que são já vários os fabricantes (Volkswagen, Citroën, Tesla...) a anunciar a intenção de entrar na corrida por um modelo 100% elétrico que possa vir a ser comercializado com um preço a rondar os 20 mil euros, foi o próprio CEO do Grupo Renault que, não só confirmou que a marca do losango decidiu aceitar o desafio, como mostrou o modelos com o qual o fabricante pretende vencer a guerra: o novo Twingo.

"Trata-se de uma solução milagrosa nos esforços por um mobilidade urbana sustentável", afirmou, em declarações reproduzidas pela Automotive News Europe, Luca de Meo, garantindo que o novo carro será desenvolvido pela nova divisão para os veículos elétricos do grupo Renault, a Ampere, num tempo "recorde" de dois anos. Isto, para que a marca francesa consiga acompanhar os fabricantes chineses.

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Sobre o novo Twingo elétrico propriamente dito, a Renault revelou que se trata de um "veículo urbano adequado à finalidade", com um custo mensal inferior a 100 euros e um consumo de energia de 10 kW/100 km, o "melhor da sua classe". Algo que, a acontecer, será uma melhoria de cerca de 50%, face àquilo que são os melhores consumos dos atuais EV mais pequenos.

De Meo também descreveu o futuro Twingo como "uma resposta a muitas questões, desafios e paradoxos que temos de dominar", incluindo a rentabilidade dos modelos destinados ao segmento A, questões de geopolítica sobre a China, sustentabilidade e aspectos logísticos.

"Tivemos de nos perguntar como atacar o segmento A", revelou, nas mesmas declarações, o CEO da Renault, reconhecendo a existência de muita discussão sobre o facto do Dacia Spring, uma das principais "ameaças" ao futuro Twingo, ser produzido na China.

Contudo, "o Twingo é o kei car europeu", além de "um conceito muito inteligente", já que "não faz sentido usar um carro de 2,5 toneladas para transportar uma só pessoa na cidade". É por isso que "temos de voltar aos carros mais pequenos".

De resto, o gestor que estava na Fiat na década de 2000, quando a marca italiana desenvolveu o 500 e que pouco mudou como conceito desde que foi lançado em 2007, assumiu que o Twingo fá-lo recordar "o 500 da Fiat". Por ser um produto "icónico" na Renault e "um projecto que sai das entranhas da organização. A verdade é que nem sequer precisa de ser planeado; as pessoas, simplesmente, querem construí-lo".