A Renault Trucks ganhou uma encomenda para o fornecimento de 73 camiões elétricos para recolha de resíduos sólidos e limpeza de ruas em Barcelona.
Para reduzir o impacto ambiental da frota de recolha de resíduos sólidos e manutenção, a cidade de Barcelona lançou um concurso público internacional para o fornecimento de camiões elétricos. A Renault Trucks conseguiu assegurar o fornecimento de 73 camiões elétricos que serão operados pelas empresas subcontratadas pela autarquia da capital da Catalunha, designadamente a CLD Sorigué, Urbaser e Valoriza (Sacyr).
Graças à diversidade da gama elétrica, a Renault Trucks conseguiu proporcionar as soluções mais adequadas para responder ao complexo caderno de encargos do concurso público lançado pela autarquia de Barcelona.
Colectores traseiros, com compartimento simples e duplo, colectores laterais (à direita e à esquerda), cisternas com vassouras mecânicas, camiões basculantes e com gruas e cabinas de piso baixo para facilidade de acesso: os veículos Renault Trucks E-Tech D, D Wide e D Wide LEC pode ser equipados com vários tipos de carroçaria para satisfazerem as necessidades operacionais dos municípios.
Os novos camiões elétricos serão entregues em lotes para uma implementação gradual, incluindo um período de formação para que os operadores se possam familiarizar com a tecnologia elétrica e as técnicas de condução.
Os primeiro lote, que inclui coletores traseiros, uma varredoura mecânica e um basculante, já foi entregue e os camiões elétricos da Renault Trucks encontram-se em operação nas ruas de Barcelona.
Mil camiões elétricos produzidos em Blainville
A fábrica de Blainville-sur-Orne da Renault Trucks já produziu mil camiões elétricos desde 2020. Esta unidade industrial foi preparada para acomodar a produção de camiões elétricos com pesos brutos de 16, 19 e 26 toneladas.
Para assegurar a montagem deste tipo de viaturas foram implementadas várias medidas, incluindo um edifício com 1800 m2 inteiramente dedicado a estas viaturas.
LEIA TAMBÉM
Renault Trucks introduz novos motores com turbocompound
Desde março de 2020, quando arrancou a produção em série de camiões elétricos que a procura deste tipo de veículos de emissões zero tem vindo a aumentar. A flexibilidade da produção tem permitido responder ao aumento da procura de camiões a bateria.
A Renault Trucks assegura que a fábrica está preparada para responder ao aumento esperado do volume de produção, já que cada vez mais operadores têm vindo a optar pela implementação de soluções de transporte sem emissões locais de dióxido de carbono.