A meio do seu ciclo de vida, o Renault Talisman prepara-se para dar a conhecer a "obrigatória" renovação, centrada na tecnologia, motores, mas também alguns pequenos retoques no design. A chegada aos concessionários deverá ter lugar já no Verão.
Proposta topo de gama no catálogo da Renault, o Talisman tem tido, no entanto, contra si, o facto de lutar num segmento de domínios há muito instaurados, pouco dado a novidades de outras latitudes que não a alemã, em que a referência continua ainda a ser, invariavelmente, Volkswagen Passat.
Ainda assim e numa altura em que o modelo se encontra a meio do ciclo de vida, a Renault aproveita o momento para renovar as credenciais do Talisman, reforçando os seus argumentos. A começar, pelo exterior, onde vai passar a figurar uma nova grelha, um pára-choques dianteiro redesenhado, além de iluminação 100% LED em toda a gama – mais concretamente, a tecnologia LED Matrix Vision, acompanhada de piscas dinâmicos.
LEIA TAMBÉM
TEORIA DE GHOSN – Renault Talisman
Intocáveis permanecem as luzes diurnas dianteiras em forma de "C",ao mesmo tempo que, na traseira, os farolins 100% LED passam a ostentar contorno cromado, a juntar aos novos piscas dinâmicos.
[smartslider3 slider="188"]
Interior com mais tecnologia e luxo
Já no interior do habitáculo, a renovação trouxe uma nova decoração cromada e acabamentos em madeira à versão de topo Initiale Paris, a juntar a um painel de instrumentos 100% digital de 10,2", totalmente configurável. Ou ainda ao ecrã táctil de 9,3" em formato vertical, parte de um novo sistema multimédia Renault Easy Link, totalmente compatível com Android Auto e Apple CarPlay, do qual fazem ainda parte o Renault Easy Connect, congregador de aplicações como o My Renault, assim como um sistema de navegação que faz a procura de moradas através do Google, além de disponibilizar o preço dos combustíveis e a informação de tráfego em tempo real.
Igualmente novo, é o suporte para carregamento de smartphones por indução, comandos de ventilação com a temperatura selecionada, além do comando do regulador da velocidade, a partir de agora no volante. Sendo que, presente, passa a estar, igualmente, um novo botão "Auto-Hold", que permite manter o automóvel imobilizado, mesmo sem ter o travão de estacionamento accionado.
Também apenas para a versão Initiale Paris, um sistema áudio premium Bose, de 13 altifalantes.
Segurança reforçada
Já no capítulo da segurança na estrada, a disponibilização das mais recentes tecnologias em sistemas de ajuda à condução, incluindo sistemas de condução autónoma de nível 2, a começar pelo Assistente de Trânsito e Autoestrada. Sistema que combina o regulador de velocidade adaptativo, com a manutenção no centro da via, e que funciona mesmo em curva, até aos 160 km/h. E que, inclusivamente, consegue fazer o carro arrancar, quando no pára-arranca, apenas seguindo o automóvel da frente, sem intervenção do condutor.
LEIA TAMBÉM
Planos da Renault desvendados online
Novidade, ainda, no sistema de travagem ativo de emergência AEBS, o qual passa a dispor da capacidade de deteção de peões e de ciclistas, e a que se juntam ainda os já conhecidos alerta de transposição involuntária de faixa (Lane Departure Warning), com o assistente de manutenção na via (Lane Keeping Assist), além do alerta de sonolência e o detetor de ângulo morto, que passa a utilizar dois radares na traseira do automóvel (Rear Cross Trafic Alert).
A transitar do modelo já em comercialização, o chassis 4Control, que faz do Talisman o único modelo da categoria a oferecer um sistema de quatro rodas direcionais, interligado com a tecnologia de amortecimento pilotado, para maior estabilidade e conforto
[smartslider3 slider="189"]
Renovação também nos motores
Igualmente revistos, foram os motores, todos eles, a gasolina e Diesel, com filtro de partículas, sendo que os Diesel Blue dCi surgem equipados ainda com tecnologia de despoluição SCR (Selective Catalytic Reduction), com sistema de injeção de AdBlue para a redução das emissões de NOx.
Em termos de oferta, duas propostas a gasolina, ambas baseadas no mesmo quatro cilindros 1.3 Turbo de injecção directa, associado a caixa de velocidades automática de dupla embraiagem EDC e sete velocidades, variando apenas na potência oferecida: 160 cv no TCe 160 EDC FAP e 225 cv no TCe 225 EDC FAP.
A gasóleo, também duas motorizações, utilizando o mesmo quatro cilindros 1,7 litros Blue dCi, com a diferença a surgir, mais uma vez, na potência – 120 e 150 cv. O primeiro, Blue dCi 120, associado a caixa manual de seis velocidades, ao passo que o segundo, Blue dCi 200 EDC, acoplado a caixa automática de dupla embraiagem com seis relações.
LEIA TAMBÉM
Novos motores para os topos de gama Renault anunciados
Chegada no Verão
Anunciado neste final de fevereiro, o Renault Talisman renovado é esperado, nas variantes berlina e carrinha, nos concessionários nacionais, já durante o próximo verão.