Adieu, Renault Sport. Desportivos Renault trocam sigla R.S. por Alpine Cars

Até há bem pouco sinónimo de versões desportivas na Renault, a etiqueta 'Renault Sport' prepara-se para dar lugar à designação Alpine Cars.

Até há bem pouco sinónimo de versões desportivas na gama da Renault, a etiqueta 'Renault Sport' prepara-se para ser retirada de cena e dar lugar a uma nova designação, também ela sinónimo de desportivos: Alpine Cars.

A alteração agora conhecida, surge na sequência da mais recente reestruturação do Grupo Renault, anunciada em janeiro último. E que, entre outras alterações, ditará, inclusivamente, a mudança do nome do departamento conhecido até aqui como 'Renault Sport', para 'Alpine Cars'.

"Enquanto parte da reorganização do Grupo Renault por marcas, é essencial que as várias entidades que compõem a Unidade de Negócios recebam o nome Alpine e incorporem os valores e ambições da marca", explicou, em comunicado, o CEO da Alpine, Laurent Rossi. Acrescentando que, "a Alpine pretende ser uma marca desportiva premium, na vanguarda da inovação e tecnologia. Já a Alpine Cars, com o seu conhecimento e experiência em veículos desportivos, é um elemento fundamental no alcançar dos nossos objetivos."

O Renault Mégane R.S. é um dos modelos que passará a ostentar o emblema da Alpine Cars

Com esta decisão, tal significa que alguns dos modelos 'Renault Sport' mais icónicos das últimas décadas, como é o caso do Mégane R.S., passarão a ostentar o emblema e a denominação 'Alpine'. Sendo que, ao mesmo tempo, muitos dos técnicos por detrás da criação desses mesmos modelos, passarão a ser responsáveis pelo desenvolvimento dos futuros modelos Alpine.

LEIA TAMBÉM
Renault Captur recebe versão R.S. Line com imagem desportiva

Recorde-se que, ao abrigo do novo plano estratégico apresentado pelo atual CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, a Alpine deverá tornar-se, no futuro, uma marca 100% elétrica. Objectivo para o qual anunciou já, de resto, uma parceria com a britânica Lotus, da qual deverá resultar um novo desportivo.

Ao par deste projecto conjunto, a Alpine deverá, ainda, desenvolver uma versão mais "apimentada" do futuro elétrico Renault 5, assim como um crossover desportivo.

"Ao se tornarem Alpine Cars, as equipas embarcam numa nova dinâmica, rica em projetos realizados com o apoio dos elementos da Alpine Racing, assim como de de todos os restantes negócios do Grupo Renault. Este é um momento extremamente emocionante para os nossos engenheiros", comentou o Diretor de Engenharia e Desempenho de Produto da Alpine, Robert Bonetto.