Renault quer cortar custos ao abrigo do plano "Renaulation"

A Renault vai apresentar plano "Renaulation" que prevê a redução de custos. O plano de Luca de Meo inclui medidas como a diminuição da gama.

A Renault vai apresentar o plano "Renaulation" que prevê a redução de custos. O plano de Luca de Meo inclui medidas como a diminuição em 30% da gama de produto. Em risco podem estar os modelos que menos vendem como o Talisman, o Espace ou o Scénic.

O plano "Renaulation" deverá ser apresentado pelo CEO da Renault, Luca de Meo, no próximo dia 14 de janeiro. Tudo indica que o fabricante irá anunciar um conjunto de medidas de redução de custos.

Os detalhes são escassos, mas os alemães da Automobilwoche avançaram que o plano "Renaulution" vai estar focado na otimização dos custos através de várias iniciativas, incluindo a redução da gama de produto.

A publicação germânica não refere que modelos serão descontinuados, mas adianta que Luca de Meo pretende diminuir a gama de produtos e serviços da Renault em cerca de 30%.

Os modelos que demoram mais tempo a vender serão os primeiros a verem a sua carreira comercial interrompida. Isto significa que o Talisman poderá ser uma das primeiras vítimas desta nova estratégia, visto que as vendas caíram mais de 50% no ano passado para 16.405 unidades.

Algumas notícias também sugeriam que os modelos Espace e Scenic também poderiam estar em risco.

Talisman, Espace e Scénic podem acabar

Além de eliminar modelos, o modelo também pretende evitar o investimento em tecnologias que não sejam utilizáveis num futuro imediato.

A marca francesa também será forçada a adotar uma estratégia global mais realista, pois Luca de Meo já admitiu que a atual expansão geográfica não produziu os resultados esperados. Como resultado, os esforços da Renault na China podem passar a assentar em parcerias locais.

No que se refere às parcerias, a Renault mantém o seu compromisso na aliança com a Nissan e a Mitsubishi. O CEO da Renault considera que a dissolução da aliança iria atirar as três marcas para "a segunda divisão dos construtores automóveis" e sugeriu que alguns "projetos mágicos" estão em desenvolvimento.

LEIA TAMBÉM
Novo CEO da Renault quer seguir estratégia da PSA

Ainda não é claro quais serão esses projetos, mas a eletrificação deverá representar um papel importante no futuro da Renault. Isto foi deixado perceber pelo protótipo Megane eVision e também por responsáveis da Alpine que deixaram entender que podem estar na calha alguns veículos elétricos de elevadas prestações, desenvolvidos com base na mesma plataforma do Nissan Ariya.