Renault e Nissan aliam-se à Uber na disseminação do Veículo Elétrico

A Renault e a Nissan assinaram uma carta de intenções com a Uber, com vista a uma cada vez maior utilização de veículos zero emissões.

Naquele que poderá ser considerado mais um passo nos esforços de implementação do Veículo Elétrico na Europa, duas das marcas da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a Renault e a Nissan, assinaram uma carta de intenções com a Uber, com vista a uma cada vez maior utilização de veículos zero emissões, na sua oferta de mobilidade.

Para já numa fase ainda de estudo, esta parceria entre a Renault, a Nissan e a Uber, visa, segundo as empresas participantes, facilitar a adopção, por parte dos condutores parceiros da plataforma eletrónica de transporte de passageiros em veículos descaracterizados, de veículos elétricos das duas marcas, a um preço acessível.

A par dos veículos 100% elétricos, presentes e futuros que vierem a ser desenvolvidos pelas duas marcas automóveis, a parceria prevê, ainda, o desenvolvimento de infraestruturas de carregamento para os condutores da Uber.

Renault ZOE Z.E.50

Estas medidas, refere ainda o comunicado, terão aplicação em vários mercados europeus, nomeadamente, o Reino-Unido, França, Portugal e Holanda.

De resto e desta parceria, resulta, também, a intenção de estender o projeto piloto em curso no Reino Unido, ao território francês, até ao final de 2020, assim como realizar ações conjuntas, para promoção das ofertas e vantagens de um veículo 100% elétrico.

LEIA TAMBÉM
Veículos Elétricos. Chinesa CATL está a desenvolver baterias sem níquel ou cobalto

Ainda de acordo com os signatários, esta carta de intenções inscreve-se no objetivo da Uber de se tornar uma plataforma de mobilidade com zero emissões. Sendo que, até 2025, 50% dos quilómetros percorridos pela Uber em sete capitais europeias (Amesterdão, Berlim, Bruxelas, Lisboa, Londres, Madrid e Paris) serão efetuados a bordo de veículos 100% elétricos.

"Este acordo com a Uber é o reconhecimento da nossa capacidade para acompanhar os clientes profissionais na sua transição energética, capitalizando as vantagens concorrenciais que ainda hoje detemos: uma oferta atraente de veículos elétricos, que têm contribuído, decisivamente, para o crescimento da mobilidade elétrica em grande escala. [...] Esta nova parceria representa um unir de esforços para acelerar este movimento", comenta o vice-presidente para os Veículos elétricos e serviços de mobilidade do Grupo Renault, Gilles Normand.

Já o diretor Comercial e de Marketing da Nissan Europe, acrescenta que "os nossos dez anos de experiência com o Nissan LEAF permitem-nos saber que as pessoas gostam de conduzir em modo elétrico e que esta conversão pode ajudar os condutores a poupar dinheiro e a contribuir para que seja respeitado o objetivo das grandes cidades no que à qualidade do ar diz respeito. Com a nossa parceria com a Uber no Reino Unido, já conseguimos aumentar a notoriedade e a adoção de veículos elétricos e, por isso, queremos explorar o alargamento desta parceria para a Europa.»