Naquele que poderá ser considerado mais um passo nos esforços de implementação do Veículo Elétrico na Europa, duas das marcas da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a Renault e a Nissan, assinaram uma carta de intenções com a Uber, com vista a uma cada vez maior utilização de veículos zero emissões, na sua oferta de mobilidade.
Para já numa fase ainda de estudo, esta parceria entre a Renault, a Nissan e a Uber, visa, segundo as empresas participantes, facilitar a adopção, por parte dos condutores parceiros da plataforma eletrónica de transporte de passageiros em veículos descaracterizados, de veículos elétricos das duas marcas, a um preço acessível.
A par dos veículos 100% elétricos, presentes e futuros que vierem a ser desenvolvidos pelas duas marcas automóveis, a parceria prevê, ainda, o desenvolvimento de infraestruturas de carregamento para os condutores da Uber.
Estas medidas, refere ainda o comunicado, terão aplicação em vários mercados europeus, nomeadamente, o Reino-Unido, França, Portugal e Holanda.
De resto e desta parceria, resulta, também, a intenção de estender o projeto piloto em curso no Reino Unido, ao território francês, até ao final de 2020, assim como realizar ações conjuntas, para promoção das ofertas e vantagens de um veículo 100% elétrico.
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Ainda de acordo com os signatários, esta carta de intenções inscreve-se no objetivo da Uber de se tornar uma plataforma de mobilidade com zero emissões. Sendo que, até 2025, 50% dos quilómetros percorridos pela Uber em sete capitais europeias (Amesterdão, Berlim, Bruxelas, Lisboa, Londres, Madrid e Paris) serão efetuados a bordo de veículos 100% elétricos.
"Este acordo com a Uber é o reconhecimento da nossa capacidade para acompanhar os clientes profissionais na sua transição energética, capitalizando as vantagens concorrenciais que ainda hoje detemos: uma oferta atraente de veículos elétricos, que têm contribuído, decisivamente, para o crescimento da mobilidade elétrica em grande escala. [...] Esta nova parceria representa um unir de esforços para acelerar este movimento", comenta o vice-presidente para os Veículos elétricos e serviços de mobilidade do Grupo Renault, Gilles Normand.
Já o diretor Comercial e de Marketing da Nissan Europe, acrescenta que "os nossos dez anos de experiência com o Nissan LEAF permitem-nos saber que as pessoas gostam de conduzir em modo elétrico e que esta conversão pode ajudar os condutores a poupar dinheiro e a contribuir para que seja respeitado o objetivo das grandes cidades no que à qualidade do ar diz respeito. Com a nossa parceria com a Uber no Reino Unido, já conseguimos aumentar a notoriedade e a adoção de veículos elétricos e, por isso, queremos explorar o alargamento desta parceria para a Europa.»