A comemorar 25 anos de existência, o Renault Mégane chega agora a Portugal naquele que é o seu mais recente restyling, marcado por algumas alterações estilísticas, novas tecnologias, além da introdução da nova versão E-TECH, sinónimo de híbrido plug-in. Preços, a partir de 24.750€.
Até hoje com um total de sete milhões de unidades vendidas, 180 mil só em Portugal, o Renault Mégane passa, agora, a estar disponível, nos concessionários oficiais da marca, também em Portugal. Com as novidades a surgirem, desde logo e abrangendo toda a gama (Berlina, Sport Tourer e Grande Coupé), nos novos pára-choques, redesenhados para uma melhor aerodinâmica, na nova grelha dianteira, e nas novas jantes em liga leve.
Ainda no exterior, a disponibilização da tecnologia LED Pure Vision nas ópticas dianteiras, a garantirem um aumento de 30% na luminosidade, assim como do LED, nos farolins traseiros. Argumentos a que se junta a tecnologia de indicadores dinâmicos de mudança de direcção e até uma prática iluminação nos puxadores das cinco portas.
Passando ao interior, um novo painel de instrumentos com base num ecrã TFT de 10,2 polegadas e com replicação da navegação, além de um novo sistema Easy Link de 9,3 polegadas. Sendo que, entre as funcionalidades a destacar, surge, através do download da aplicação 'My Renault' no smartphone, a possibilidade de interagir remotamente com o automóvel, nomeadamente, obtendo a sua localização em grandes espaços de estacionamento ou enviando antecipadamente uma determinada rota, a partir do telemóvel, para o sistema de navegação do veículo.
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Igualmente presente, o já conhecido sistema de modos de condução Multi-Sense, com as suas quatro opções - Eco, Confort, Sport e o personalizável My Sense -, ou três, no caso da versão E-TECH. Com a sua atuação a fazer-se notar na resposta do motor, rapidez de passagem das velocidades da caixa automática de dupla embraiagem EDC (no caso das versões equipadas com esta transmissão), regulação da direção e até no som do motor, através da aplicação R-Sound.
Versões R.S. Line e E-TECH com personalidade própria
A juntar às alterações estilísticas, destaque para a inclusão, na gama, das versões R.S. Line e E-TECH, as quais surgem com detalhes visuais específicos. No primeiro caso, com destaque para uma lâmina F1, grelha dianteira do tipo favo de mel, jantes de desenho exclusivo e mais desportivo (de 17" e 18"), e para uma dupla saída de escape mais proeminente.
A que se junta, já no habitáculo, um ambiente em cinzento e vermelho, bancos mais envolventes, volante em pele perfurada e com o logótipo R.S. Line, e pedais desportivos em alumínio.
Já no que diz respeito à versão E-TECH, sinónimo de motorização híbrida plug-in, uma decoração que, além dos badges 'E-TECH Plug-In Hybrid' no portão da bagageira e laterais, apresenta ainda os centros das rodas emoldurados a azul, com o bocal para carregamento elétrico a surgir do lado direito, em simetria com a entrada do depósito de combustível, do lado esquerdo.
Passando ao interior, badges 'E-TECH', botão de ativação do modo EV colocado logo abaixo do ecrã multimédia, além de uma configuração específica do painel de instrumentos.
Segurança reforçada
Aproveitando esta renovação de argumentos, a Renault dotou, ainda, o Mégane, com sistemas de ajuda à condução (ADAS) de última geração e que permite ao modelo anunciar o Nível 2 de condução autónoma. Com especial destaque para a presença do sistema de Assistência na Condução em Autoestrada e Trânsito, o qual não só mantém o carro na respectiva faixa de rodagem, funcionando inclusivamente em curva, como preserva a distância para o automóvel da frente, parando e arrancando sozinho, sempre que necessário. Ainda que, lamentavelmente, disponível apenas com a motorização a gasolina mais potente e na versão E-TECH.
A juntar a esta novidade, o alerta de obstáculo atrás, capaz de detectar movimentos na traseira, sistema de travagem de emergência activa com detecção também de peões, além dos alertas de transposição involuntária de faixa, de fadiga, de ângulo morto e de excesso de velocidade, com reconhecimento de sinais de trânsito.
Motores: a novidade E-TECH
Falando de motores, uma oferta que mantém, tanto os blocos a gasolina - TCe 115 FAP e TCe 140 FAP, TCe 140 EDC7 FAP e TCe 160 EDC7 FAP -, como Diesel - Blue dCi 115, com caixa manual de seis velocidades ou automática EDC de 7 -, e a que se junta, agora, uma variante híbrida de carregamento em tomada: o E-TECH Híbrido Plug-In.
Motorização que incorpora várias tecnologias importadas da Fórmula 1, a nova Mégane Sport Tourer E-TECH recorre a uma bateria de 9,8 kWh e 400V, para, segundo garante a marca francesa, conseguir circular em modo 100% elétrico e a velocidades até 135 km/h, 50 km em ciclo misto (WLTP) ou 65 km em ciclo urbano (WLTP City). Solução que, por outro lado, também contribui para médias oficiais nos consumos de apenas 1,3 l/100 km, com emissões de não mais que 29 gramas de CO2 por quilómetro (valores WLTP).
Já disponível a partir de 24.750€
O Renault Mégane renovado já está disponível nos concessionários oficiais e autorizados da marca em Portugal, com preços a partir de 24 750€. Valor pedido pela versão de entrada, TCe 115 FAP ZEN, sendo que, para poder aspirar um nível de equipamento mais elevado - Intense ou R.S. Line -, é preciso subir um degrau nas motorizações, para o TCe 140 FAP. Com o qual os peços começam nos 27 800€ (Intens) e 29 800€ (R.S. Line)
Com motor Diesel (Blue dCi 115), valores a partir de 29 600€ (IZen), 31 000€ (Intens) e 33 00€ (R.S. Line).
Finalmente e no caso do E-TECH híbrido plug-in, a debitar 160 cv de potência, os preços começam nos 36 350€ (Zen), 37 750€ (Intens) e 39 750€ (R.S. Line).