Aproveitando a atualização entretanto operada no modelo, a Renault acaba de anunciar a decisão de deixar de comercializar o Renault Mégane R.S. e R.S. Trophy, com caixa manual de seis velocidades. A partir de agora e apesar da inflexibilidade dos puristas, disponível, apenas para a versão com caixa automática de sete velocidades.
Alvo de atualização a meio do seu ciclo de vida, o Renault Mégane R.S. (Renault Sport) perde assim a transmissão mais tradicional, em prol de uma solução que parece reunir um número cada vez maior de adeptos, no meio automóvel.
Aliás, com esta decisão, que afecta não apenas a versão R.S., mas também a mais apurada R.S. Trophy, a marca do losango opta igualmente pela configuração que também oferece mais 20 Nm de binário, ou seja, um total de 400 Nm.
Quanto à potência, emagrecimento idêntico na oferta, com a Renault a deixar cair a motorização de 280 cv, passando a propor ambas as versões do Megane R.S., com 300 cv de potência.
LEIA TAMBÉM
Também híbrido. Renault estreia-se nos SUV Coupé com Arkana
Ainda fruto da utilização da caixa automática, a disponibilização de uma função de redução múltipla de caixa, mediante uma pressão mais prolongada da patilha esquerda junto ao volante, assim como do já conhecido Launch Control.
Além destas alterações, a renovação fez ainda com que a Renault abandonasse, igualmente, o chassis Cup na versão de entrada do modelo, passando a figurar, apenas e como atributo de série, na versão de topo do Mégane R.S..
Intocadas permanecem, pelo contrário, as especificações do Trophy, o qual mantém atributos como os discos de bi-material com pinças Brembo, sistema de escape bi-modal e diferencial de deslizamento limitado Torsen.
Finalmente e no que concerne ao capítulo estético, a atualização poucas alterações trouxe, a não ser um novo design nas jantes de 19" que equipam o Trophy e novos elementos de luz LED na frente e traseira.
Já no interior do habitáculo, alterações igualmente subtis, das quais faz, no entanto, parte, a mais recente evolução do sistema de infoentretenimento estreado com o novo Clio, ao mesmo tempo que o painel de instrumentos existente aqui, foi substituído por um novo, de 10,2" e alta resolução, além de acrescido de mais funcionalidades.
A par destes equipamentos, propostos de série, tanto o Renault Mégane R.S., como o Mégane R.S. Trophy, continuam a poder receber opcionais já conhecidos, como as bacquets Recaro e o volante revestido a Alcantara.
Chega no final do ano
Segundo a TURBO conseguiu apurar junto da Renault Portugal, o renovado Mégane R.S. e Mégane R.S. Trophy devem chegar ao nosso País lá mais para o final do ano, com preços ainda por definir. Embora e tomando como exemplo que acontece com as versões mais quotidianas do modelo, tudo aponte para um aumento ligeiro nos valores atualmente praticados.
Recorde-se que o atual Renault Mégane R.S. está disponível em Portugal com um preço base de 38 200€, naquela que é ainda a motorização de 280 cv, ao passo que o Trophy, com 300 cv, tem como preço de entrada os 48.600€.
Finalmente e conforme a TURBO também apurou, disponível continua, ainda, a versão limitada R.S. Trophy-R, cujo preço de entrada está fixado nos 81.500€. Mas, isto, com tudo e mais alguma coisa que se possa querer no desportivo francês; inclusive, um conjunto de jantes em carbono especialmente aptas para os track-days!